Servidores de UBS paralisam atividades após médica ser agredida em JF

Atendimento segue suspenso na unidade do Furtado de Menezes até segunda (30)

Mais de 20 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das 63 de Juiz de Fora, paralisaram parcialmente as atividades nesta quinta-feira (26), em ato de protesto realizado por médicos da rede municipal após o episódio de violência envolvendo uma médica agredida por uma paciente.

Saiba mais

Segundo a Prefeitura, a maioria das unidades deve retomar os atendimentos ao longo da tarde, com exceção das UBSs dos bairros Borboleta, Jardim Natal, São Benedito e Vila Olavo Costa.

Em nota, a administração municipal informou que todas as unidades de saúde do município contam com o apoio da Guarda Municipal. Em casos mais complexos, como nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) geridas por organizações terceirizadas, a segurança é de responsabilidade da entidade gestora, com suporte da Guarda sempre que necessário.

Foi destacado ainda que os recentes episódios de agressão, ameaça e depredação em unidades de saúde são absolutamente injustificáveis. Segundo o comunicado, esses atos não devem ser naturalizados nem tolerados, pois refletem uma cultura de violência que apenas agrava os desafios da saúde pública e penaliza diretamente a população usuária do SUS.

A Secretaria de Saúde acrescentou que está acompanhando de perto cada ocorrência registrada nas unidades da cidade e mantém diálogo com as autoridades de segurança para garantir que os responsáveis sejam identificados e responsabilizados pelos crimes cometidos.

Atendimento suspenso no Furtado de Menezes

Já na unidade onde ocorreu a violência, os atendimentos estão suspensos até esta sexta (27) e serão retomados na segunda (30). De acordo com o Executivo, a medida foi necessária para viabilizar o acolhimento da equipe profissional, que está passando por acompanhamento após a agressão, e para a realização de reparos no ambiente interno da unidade.

Leia também

Ouça a matéria de Désia Souza

Leia também

Mayara Fernandes é natural de Juiz de Fora, graduanda em jornalismo pela Faculdade de Comunicação da UFJF. Gosta de ver filmes e ler livros. Estágiaria Web e Design Gráfico em Juiz de Fora desde abril de 2024.
Natural de Juiz de Fora, jornalista com graduação e mestrado pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Experiência anterior em Rádio, TV e Internet. Gosta de esporte, filmes e livros. Editora Web na Itatiaia Juiz de Fora desde 2023. Tricampeã na categoria Web/Mídias Digitais no Prêmio Oddone Turolla de Jornalismo, do Sindicomércio JF.

Ouvindo...