A Secretaria de Saúde de Juiz de Fora divulgou que 13 bairros estão na rota de vistorias dos agentes de combate às endemias até a próxima sexta-feira (16). As atividades semanais seguem cronograma definido pela Subsecretaria de Vigilância em Saúde em busca de criadouros e focos do mosquito Aedes aegypti, que pode transmitir dengue, zika e chikungunya.
A secretaria reforça a necessidade do apoio dos moradores na abertura dos imóveis para que os profissionais possam realizar o trabalho de tratamento focal. Todos os servidores estarão identificados e uniformizados.
Confira os bairros e regiões que serão vistoriados nesta semana:
- Região Sul: Jardim Gaúcho, Ipiranga e Condomínio Estrela Alta;
- Região Norte: Francisco Bernardino, Barreira do Triunfo e Jardim Natal;
- Região Nordeste: Santa Terezinha, Centenário e Nossa Senhora das Graças;
- Cidade Alta (Região Oeste): São Pedro e Borboleta;
- Região Central: Democrata;
- Região Leste: Linhares.
Orientações da Secretaria Municipal de Saúde
No decorrer da visita, sempre acompanhado pelo responsável do imóvel, os agentes de combate às endemias devem orientar e avaliar as situações de risco para remanejar e/ou eliminar os recipientes que possam acumular água e/ou que não tenham utilidade.
O agente deverá tratar corretamente com larvicida aqueles recipientes que não puderem ser eliminados. As visitas são feitas na parte externa e interna dos imóveis.
A Secretaria de Saúde ressalta que é muito importante receber os agentes para evitar o crescimento de casos durante o período propício para a reprodução do mosquito. A maioria dos focos é encontrada dentro das residências.
Os moradores devem seguir as orientações dos agentes, tais como:
- Sempre verifique os ralos e a cisterna, bromélias, plantas aquáticas e troncos de árvores no jardim;
- Retire os pratinhos das plantas, tampe os tambores com água de chuva;
- Verifique também os banheiros em desuso, as caixas d’água e inspecione o quintal;
- Descarte o seu lixo corretamente;
- Mantenha a piscina sempre tratada, mesmo se estiver em desuso.
Ferramenta de denúncias
O sistema
A plataforma pode ser acessada em smartphones, tablets, notebooks e computadores e pode ser acessada em qualquer navegador.
A população também pode auxiliar no combate por meio de denúncias de possíveis focos através do WhatsApp, pelo número (32) 98432-4608, ou pelo e-mail
Denúncias podem ser feitas, ainda, em qualquer um dos 11 postos do Departamento de Informação Geral e Atendimento (Diga) no município.
*Escrita por Michel Santos sob supervisão de Roberta Oliveira