Programa ‘Saúde no Campo’ contrata profissionais de saúde para Zona da Mata

Serão 15 vagas disponíveis em municípios do Escritório Regional de Juiz de Fora

Está aberto o edital para cadastramento de profissionais interessados em atuar como técnico de saúde rural em Juiz de Fora. Estão previstas 15 contratações para atender os produtores rurais e famílias por meio do programa Saúde no Campo.

Na região do Escritório Regional de Juiz de Fora, foram selecionados 15 grupos que recebem Assistência Técnica e Gerencial (ATeG). No total, serão 450 propriedades participantes do programa em Juiz de Fora, Tocantins, Argirita, Leopoldina, Recreio, Além Paraíba, Ubá, Piraúba, São João Nepomuceno, Guarani, Piau, Mar de Espanha e Rio Novo.

Conforme Emerson Simão, gerente regional do Sistema Faemg Senar em Juiz de Fora a expectativa para o programa é alta “nós temos uma expectativa grande com esse programa. Os nossos produtores rurais muitas vezes não tem tempo de cuidar da saúde e de estar nas cidades promovendo a saúde”. Para o gerente, a ação auxilia os produtores que não possuem tempo para a saúde “levar saúde, levar qualidade de vida para esses produtores no campo, é uma grande iniciativa”.

Processo de contratação

Podem se cadastrar para a seleção de técnicos de saúde rural enfermeiros ou técnicos em enfermagem com Coren ativo e que tenham experiência de, pelo menos, seis meses na função. As informações estão disponíveis no edital.

Os profissionais selecionados deverão abrir uma empresa de prestação de serviços ou se filiar a uma cooperativa de prestadores de serviço.

O candidato deve ter disponibilidade para viagens e dispor de meios próprios para deslocamento até as propriedades. Também é necessário que o técnico tenha notebook e smartphone com acesso à internet. A remuneração pode chegar a R$ 7.500 por mês, a depender da quantidade de visitas realizadas.

Os currículos e toda a documentação exigida no edital deverão ser enviados para o e-mail saudenocampo@sistemafaemg.org.br. Por este e-mail é possível também tirar dúvidas sobre o processo de seleção.

Programa Saúde no Campo

O programa Saúde no Campo foi criado pelo Senar Nacional como forma de oferecer acompanhamento e orientações sobre cuidados com a saúde aos homens, mulheres e crianças que vivem nas zonas rurais com dificuldade de acesso aos serviços de saúde.

O programa começou a ser implantado em setembro de 2025, em Minas Gerais, por meio do Sistema Faemg Senar. A partir de março de 2026, chega à regional de Juiz de Fora.

O Saúde no Campo é oferecido a produtores e trabalhadores que participam do ATeG e já recebem, regularmente, a visita de técnicos de campo especialistas na cadeia desenvolvida em cada propriedade, entre bovinocultura de corte, de leite, laticínios, apicultura, fruticultura.

Além de técnicos que levam informações, treinamentos, orientações e suporte sobre técnicas de manejo, produção e gestão a fim de regularizar, desenvolver e ampliar o negócio.

Com o Saúde no Campo, essas famílias passarão a receber também, mensalmente, a visita de um técnico em saúde rural - enfermeiro ou técnico de enfermagem - que vai desenvolver as seguintes ações:

  • Promoção da saúde (alimentação e hábitos saudáveis)
  • Controle da pressão arterial e glicemia
  • Acompanhamento do paciente hipertenso e diabético
  • Controle do peso
  • Acompanhamento da gestante
  • Acompanhamento de recém-nascidos e crianças
  • Cuidados com o paciente acamado
  • Orientações para o uso correto de medicamentos
  • Promoção do cadastro e acesso a consulta pelo telessaúde
  • Articulação com o Sistema Público para demais encaminhamentos

As famílias terão acesso, ainda, a consultas por meio da telemedicina com profissionais nutricionistas, psicólogos e médicos do Hospital Albert Einstein.

Leia também

Ouvindo...