A Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Juiz de Fora participa do Mutirão de Negociação e Orientação Financeira, em todo o mês de novembro.
O objetivo é oferecer a oportunidade de negociação de dívidas que registra mais de 30 milhões de contratos repactuados desde 2019. Além de participar como conciliador, o Procon/JF poderá renegociar as dívidas através do Sistema de Atendimento ao Consumidor.
A ação nacional é realizada em parceira da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), do Banco Central e da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), junto com a Associação Brasileira de Procons.
A primeira edição do mutirão em 2025 foi em março, com 32 bancos participando e mais de 1,4 milhão de contratos sendo negociados. No período, foram 402 mil acessos no site oficial. Um aumento de 22% em relação à 2024.
Quais dívidas podem e não podem ser negociadas?
Podem procurar a negociação quem estiver com dívidas de cartão crédito, cheque especial, empréstimo pessoal, crédito consignado e demais modalidades de crédito, desde que não haja bens dados por garantia ou não estejam prescritas.
Caso possua muitas dívidas, o interessado pode abrir quantas negociações desejar com diferentes bancos e financeiras
Não podem ser negociadas dívidas que tenham bens dados em garantia; dívidas prescritas ou contratos que estejam com as parcelas em dia.
Além disso, o Procon alerta que o Mutirão de Negociação e Orientação Financeira não é indicado para o consumidor que estiver protegido pela Lei do Superendividamento. Quem estiver nesta situação, deve procurar a Agência de Proteção e Defesa do Consumidor para solicitar orientação.
O Procon funciona na Avenida Itamar Franco, 992, no Centro. O atendimento é de segunda a sexta, das 9h às 17h30. O telefone é (32) 3690-7610 ou 3690-7611.
Leia também
Procon abre inscrições para Educação Financeira e Orçamento Familiar Palestra gratuita orienta mulheres sobre finanças pessoais e empresariais