Procon de Juiz de Fora participa de mutirão nacional para renegociação de dívidas

Confira quem pode procurar orientação dentro do mutirão neste mês de novembro

Veja também previsão para nascidos em outros meses

A Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Juiz de Fora participa do Mutirão de Negociação e Orientação Financeira, em todo o mês de novembro.

O objetivo é oferecer a oportunidade de negociação de dívidas que registra mais de 30 milhões de contratos repactuados desde 2019. Além de participar como conciliador, o Procon/JF poderá renegociar as dívidas através do Sistema de Atendimento ao Consumidor.

A ação nacional é realizada em parceira da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), do Banco Central e da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), junto com a Associação Brasileira de Procons.

A primeira edição do mutirão em 2025 foi em março, com 32 bancos participando e mais de 1,4 milhão de contratos sendo negociados. No período, foram 402 mil acessos no site oficial. Um aumento de 22% em relação à 2024.

Quais dívidas podem e não podem ser negociadas?

Podem procurar a negociação quem estiver com dívidas de cartão crédito, cheque especial, empréstimo pessoal, crédito consignado e demais modalidades de crédito, desde que não haja bens dados por garantia ou não estejam prescritas.

Caso possua muitas dívidas, o interessado pode abrir quantas negociações desejar com diferentes bancos e financeiras

Não podem ser negociadas dívidas que tenham bens dados em garantia; dívidas prescritas ou contratos que estejam com as parcelas em dia.

Além disso, o Procon alerta que o Mutirão de Negociação e Orientação Financeira não é indicado para o consumidor que estiver protegido pela Lei do Superendividamento. Quem estiver nesta situação, deve procurar a Agência de Proteção e Defesa do Consumidor para solicitar orientação.

O Procon funciona na Avenida Itamar Franco, 992, no Centro. O atendimento é de segunda a sexta, das 9h às 17h30. O telefone é (32) 3690-7610 ou 3690-7611.

Leia também

Leia também

Natural de Juiz de Fora, jornalista com graduação e mestrado pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Experiência anterior em Rádio, TV e Internet. Gosta de esporte, filmes e livros. Editora Web na Itatiaia Juiz de Fora desde 2023. Tricampeã na categoria Web/Mídias Digitais no Prêmio Oddone Turolla de Jornalismo, do Sindicomércio JF.

Ouvindo...