Primeiro LIRAa de 2026 em Matias Barbosa aponta 1,4% e ‘médio risco’

Entre os 295 imóveis vistoriados, foram encontrados 11 focos, conforme Prefeitura de Matias Barbosa

Vistoria durante o LIRAa

Foi divulgado, nesta quinta-feira (8), o resultado do 1º Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa) de 2026, em Matias Barbosa, que apontou Índice Predial de 1,4%, classificado como médio risco de infestação no município.

Mesmo com o índice dentro da faixa intermediária, a administração municipal mantém o estado de alerta e reforça as ações de prevenção e combate ao mosquito.

Durante o levantamento, foram vistoriados 295 imóveis, sendo identificados 11 focos, dos quais 4 apresentaram resultado positivo para o Aedes aegypti. De acordo com os dados, 100% dos focos positivos foram encontrados em residências, sendo 75% em depósitos móveis, como bacias, baldes e panelas.

Os focos positivos foram identificados nos bairros Nossa Senhora da Penha, Nova Cidade, Santa Terezinha e Monte Alegre, com um foco em cada localidade.

O índice registrado se manteve faixa do primeiro LIRAa realizado no ano passado. No entanto, a situação requer atenção contínua da população, pois o médio risco indica a presença do mosquito em circulação no município.

Leia também

Após a conclusão do LIRAa, a equipe de Endemias realizou uma reunião para definição de estratégias de enfrentamento. Conforme a Prefeitura, neste primeiro momento, serão intensificadas as visitas domiciliares nos bairros onde foram identificados os focos.

Além disso, o município promoverá ações integradas com a Atenção Primária à Saúde, com orientações sobre endemias nas salas de espera das Unidades Básicas de Saúde. Um vídeo educativo também será veiculado nas TVs das salas de espera de todos os serviços de saúde do município.

Em parceria com a Secretaria de Obras e Serviços Públicos, estão sendo programados mutirões de limpeza contra a dengue, ampliando o combate aos criadouros do mosquito.

A Prefeitura reforça que o combate à dengue, zika e chikungunya é uma responsabilidade de todos.

Orientações para o combate ao Aedes aegypti

  • Verificar os ralos e a cisterna, bromélias, plantas aquáticas e troncos de árvores no jardim;
  • Retirar os pratinhos das plantas, tampar os tambores com água de chuva;
  • Vistoriar também os banheiros em desuso, as caixas d’água e inspecionar o quintal;
  • Descartar corretamente o lixo;
  • Manter a água da piscina sempre tratada, mesmo se estiver em desuso.

*Escrita por Michel Santos sob supervisão de Roberta Oliveira

Leia também

Graduando em jornalismo pela UFJF, Michel Santos é estagiário da Itatiaia em Juiz de Fora. Apaixonado por esportes, videogames e fã aficcionado de automobilismo.

Ouvindo...