A Polícia Civil indiciou um detento de 41 anos pelo assassinato e esquartejamento do preso Douglas Cristóvão Fernandes, de 38 anos, na Penitenciária Dr. Manoel Martins Lisboa Júnior, em Muriaé, na Zona da Mata.
Conforme apurado, o crime no 12 de janeiro foi praticado com uma lâmina de barbear, em resposta à facção criminosa presente na unidade, que não aceitava o autor por causa da orientação sexual dele.
Além do indiciado, que confessou o crime, outro detento, que não teve idade divulgada, foi indicado como cúmplice. Ele estaria na cela e ajudou no assassinato.
Ambos respondem por homicídio triplamente qualificado, por motivo fútil, asfixia e uso de recurso que dificulta ou torna impossível a defesa da vítima. A pena que pode ultrapassar os 30 anos.
O inquérito será remetido para a Justiça.
A Itatiaia entrou em contato com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), para saber sobre o procedimento interno para apuração administrava e criminal das circunstâncias do crime.
Crime seria resposta à intolerância contra a orientação sexual do autor
De acordo com o Delegado Tayrony Espíndola, que presidiu a investigação, o ato foi uma resposta ao clima de ‘beligerância e enfrentamento” entre o autor e integrantes da facção criminosa, que não o aceitavam pela orientação sexual.
No dia 11 de janeiro, a vítima recebeu uma sinalização positiva para ser reintegrado aos quadros da facção. Por isso, se tornou alvo do autor, que pretendeu eliminar uma ameaça e também enviar um claro recado ao grupo criminoso.
A apuração demonstrou que a vítima foi agredida, asfixiada e esquartejada, com uma lâmina de barbear, no interior da cela, enquanto os demais detentos se encontravam no pátio da unidade prisional, durante o banho de sol.
A PCMG explicou que exames complementares vão definir se o esquartejamento ocorreu quando a vítima ainda se encontrava com vida.
Leia também
Grave acidente entre caminhões deixa mortos na Zona da Mata Grupo é preso em comboio com armas ao sair de presídio em MG Quatro pessoas ficam feridas após carreta colidir com carro na Zona da Mata