A Polícia Civil realizou três prisões por descumprimento de medidas protetivas concedidas a mulheres em cidades da Zona da Mata. Um dos casos foi em Muriaé. Os outros dois foram durante ações da Operação Égide em Cataguases e em Itamarati de Minas,
Perseguição reiterada há seis anos
A Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) de Muriaé, prendeu em flagrante um idoso de 66 anos, suspeito de perseguir, de forma reiterada, uma jovem de 28 anos, desde 2019.
A prisão ocorreu após a vítima procurar a PCMG e relatar que o investigado continuava a persegui-la, mesmo ela tendo uma medida protetiva deferida contra ele.
No dia seguinte, a jovem procurou a Deam e informou que o suspeito se encontrava nas proximidades de uma padaria que ela costuma frequentar. Os policiais civis foram até o endereço, onde localizaram o idoso, que foi preso em flagrante.
Ele foi encaminhado para a delegacia e submetido às medidas cabíveis. O inquérito policial será concluído e encaminhado ao Poder Judiciário.
Operação Égide: combate à violência doméstica
Também nesta semana, dois homens que não tiveram as idades divulgadas foram presos a operação Égide, que teve como foco o combate à violência doméstica e familiar contra a mulher, em Cataguases e Itamarati de Minas.
Segundo a PCMG, os investigados são suspeitos de descumprir medidas protetivas de urgência e ameaçar ameaças às vítimas. Em Cataguases, as ameças foram feitas por um dos presos durante uma audiência na Vara de Família da Comarca, na presença de representantes do Poder Judiciário.
Durante a operação Égide, uma arma de fogo e 60 munições foram apreendidas.