Nesta sexta-feira (9), será realizado em Juiz de Fora o “Ato contra Violência de Gênero e Doméstica”, em frente ao Cine-Theatro Central, a partir das 11h30. A iniciativa convida para que a população participe do ato e utilize roupas pretas durante o dia.
A data, escolhida por ser véspera do Dia das Mães, busca conscientizar os agressores de que eles nasceram de uma mulher. De acordo com o Censo de 2022, 49,1% delas são responsáveis pelos lares e sustento das famílias no país, principalmente devido aos altos índices de abandono paterno.
A organização do ato é da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio da Secretaria Especial das Mulheres, com apoio da Câmara Municipal, do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, do Fórum de Coletivos e Mulheres Feministas – 8M, do Movimento Feminino de Motociclistas – Invocadas Club, entre outras instituições.
Casa da Mulher completa 12 anos
O evento também marca o início das comemorações pelos 12 anos da Casa da Mulher, criada em 29 de maio de 2013. O espaço oferece acolhimento com atendimentos psicológico, jurídico e socioassistencial a mulheres em situação de violência doméstica ou de gênero.
* Escrita por Mayara Fernandes sob supervisão de Roberta Oliveira