Ouvindo...

Outubrinho Rosa: cuidado e conscientização iniciam na adolescência

Evento contará com palestras, dinâmicas e orientações sobre saúde preventiva para crianças e adolescentes

Nesta quarta-feira (8) a Secretaria de Saúde de Juiz de Fora promove o 1º Outubrinho Rosa, realizado pelo Departamento de Saúde da Mulher, Gestante, Criança e Adolescente (DSMGCA), com foco na conscientização sobre saúde e prevenção do câncer na adolescência. O encontro será na Rua São Sebastião, 772, 3º andar, aberto à população e sem necessidade de inscrição prévia. A iniciativa conta com o apoio do Departamento de Saúde Bucal (DSB) e da Faculdade de Enfermagem (Facenf) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

O Outubrinho Rosa é uma campanha de conscientização sobre a importância da saúde preventiva de meninas e adolescentes. A ação busca orientar famílias sobre sinais de alerta, como nódulos mamários, dores pélvicas intensas no período menstrual e lesões genitais. Também incentiva a adoção de hábitos saudáveis, a atenção às alterações corporais e reforça a importância da vacinação contra o HPV.

Programação

  • 14h: Abertura – Dr. Mauro Condé e enfermeira Clara Soares, Supervisora da Criança e do Adolescente
  • 14h10: Adolescência - Uma visão no cuidar – Larissa Fernandes Izidoro
  • 14h30: Roda de conversa: conhecendo a lei do Outubrinho Rosa – Alunos do 8° período da Facenf/UFJF
  • 14h45: Mitos e verdades na adolescência – Lucimar Souza, assistente social DSMGCA
  • 15h: Dinâmica: Perguntas e respostas – Profissionais DSMGCA/UFJF
  • 15h15: Cuidando da higiene bucal – Drª Danielle de Almeida Pereira, cirurgiã-dentista
  • 15h30: Encerramento

Outubro Rosa

O Outubro Rosa é uma campanha mundial de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Durante todo o mês, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) desenvolve ações voltadas à saúde da mulher, reforçando o compromisso do município com a qualificação dos serviços oferecidos à população.

A campanha Outubrinho Rosa foi instituída pela Lei 15.009/24, sancionada em outubro de 2024, que alterou a legislação do Outubro Rosa para incluir ações voltadas à saúde de meninas e adolescentes de até 15 anos. A nova lei incentiva a realização de campanhas educativas e a capacitação de profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) para oferecer atendimento humanizado e preventivo a esse público.

Leia também

Leia também

Mayara Fernandes é natural de Juiz de Fora, graduanda em jornalismo pela Faculdade de Comunicação da UFJF. Gosta de ver filmes e ler livros. Estágiaria Web e Design Gráfico em Juiz de Fora desde abril de 2024.