Estão abertas as inscrições para o processo seletivo 2026 do 1º semestre do
No total, são mais de 4.200 oportunidades, em mais 120 cursos técnicos, graduação e pós-graduação, distribuídas em 10 campi: Barbacena, Bom Sucesso, Cataguases, Juiz de Fora, Manhuaçu, Muriaé, Rio Pomba, Santos Dumont, São João del-Rei e Ubá.
O pagamento da taxa varia de R$ 20 a R$ 60, dependendo da modalidade, e os cursos Proeja são gratuitos. Estudantes de escolas públicas ou bolsistas integrais podem solicitar isenção da taxa entre 1º de outubro, anexando histórico escolar ou declaração e CPF.
O processo de seleção depende da modalidade do curso. Para técnicos integrados e de graduação, haverá provas no dia 14 de dezembro; para cursos concomitantes, subsequentes, Proeja e especialização técnica, a seleção será por sorteio em 17 de dezembro. Candidatos à pós-graduação seguem critérios específicos de cada curso.
O comprovante definitivo de inscrição será disponibilizado em 1º de dezembro.
Cursos e modalidades
Técnicos
Integrado: nesta modalidade, o aluno faz o Curso Técnico integrado ao Ensino Médio, ou seja, ao mesmo tempo, e os dois no IF Sudeste MG. Para ingressar, o candidato deve ter concluído o Ensino Fundamental ou concluí-lo até a data da matrícula.
Concomitante/ Subsequente: o aluno faz o curso técnico e o Ensino Médio também, ao mesmo tempo, mas somente o curso técnico é feito do IF Sudeste MG. Assim, o aluno faz o Ensino Médio em outra instituição de ensino e, consequentemente, estuda em dois turnos diferentes. Para ingressar, o candidato deve ter concluído, pelo menos, a primeira série do Ensino Médio ou concluí-la até a data da matrícula.
Subsequente: é o curso técnico voltado para quem já concluiu o Ensino Médio. Por isso, para ingressar nesta modalidade, o aluno deve ter este nível de escolaridade completo, ou completá-lo até a data da matrícula.
Proeja
É a modalidade de educação profissional oferecida pelo IF Sudeste MG, aos candidatos maiores de 18 anos que já concluíram o Ensino Fundamental e não concluíram o ensino médio.
Especialização técnica
Em oferta somente no Campus São João del-Rei, a Especialização Técnica é uma modalidade em que o aluno egresso de um curso técnico pode aprofundar seus conhecimentos. No caso do IF sanjoanense o curso será destinado àqueles que tenham concluído o curso Técnico em Enfermagem.
Graduação
Os cursos de graduação são destinados a quem já concluiu o Ensino Médio. Eles se dividem em: bacharelado, tecnólogo e licenciatura.
Pós-graduação
Já a pós-graduação é destinada a quem já se graduou, ou seja, já se formou, mas ainda quer se especializar (pós-graduação lato sensu). Quem deseja seguir na pesquisa acadêmica também poderá optar por uma pós-graduação stricto sensu (mestrados e doutorados), com foco na pesquisa acadêmica e formação de pesquisadores.
* Escrita por Mayara Fernandes sob supervisão de Roberta Oliveira
Leia também
UFJF recebe mais de 46 mil inscrições para o Pism e Vestibular de Música UFJF divulga exposições que vão ocupar galerias de arte do campus Sejusp abre inscrições para mais de 70 vagas temporárias em MG