Ouvindo...

Inscrições abertas para Festival de Cinema Primeiro Plano 2025

Podem participar cineastas estreantes de Juiz de Fora, mercocidades, além de países da América do Sul

Estão abertas as inscrições para o Primeiro Plano – Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades, que será realizado em novembro deste ano.

Cineastas estreantes de Juiz de Fora e moradores de municípios da Zona da Mata e do Campo das Vertentes, além de países da América do Sul, podem inscrever os trabalhos até 17 de agosto por meio do site do evento.

Conforme a diretora de comunicação do festival, Marília Lima, está no período de produção e a expectativa é a melhor possível.

“A expectativa é bem alta, principalmente em relação à participação do público. Será oferecido um número grande de oficinas para atender as demandas dos realizadores de Juiz de Fora. Também é esperado uma programação rica com filmes tanto da América do Sul, como filmes da nossa região.”

O evento vai contar com uma semana temática, com debates e oficinas gratuitas sobre produção audiovisual com profissionais renomados do mercado.

Inscrição dos filmes

Na Mostra Competitiva Mercocidades, o público-alvo é formado por diretores estreantes dos países da América do Sul.

Para ambas as categorias, os candidatos deverão preencher um formulário online, já disponível no site do festival.

Premiações das categorias

Os curtas selecionados para as Mostras Competitivas Mercocidades e Regional serão julgados pelo público durante a semana de exibições. O mais avaliado pela votação popular ganhará um prêmio de R$ 1 mil.

Na mostra Mercocidades, os filmes concorrem aos prêmios regulares de um festival. Entre as categorias, estão direção, som, fotografia, montagem, atuação, trilha musical, direção de arte e melhor filme.

Já os curtas universitários, produzidos por estudantes de instituições de ensino de Juiz de Fora, também podem concorrer ao grande prêmio da noite, o Incentivo Primeiro Plano.

Ouça a matéria de Joubertt Telles.

Leia também

Joubertt Telles é graduado em jornalismo pelo Centro Universitário Estácio Juiz de Fora, em 2010, e possui curso de Processo de Comunicação e Comunicação Institucional pela Fundação Getúlio Vargas. Trabalha na Itatiaia Juiz de Fora desde 2016, como repórter e apresentação. Prêmio Sindicomércio de Jornalismo 2017, na categoria rádio. Prêmios do Instituto Cultura do Samba como destaque do jornalismo local, em 2016 e 2017. Já atuou na Rádio Globo Juiz de Fora, TVE e Diário Regional, além de ter desempenhado função de assessor parlamentar na Câmara Municipal de Juiz de Fora.
Mayara Fernandes é natural de Juiz de Fora, graduanda em jornalismo pela Faculdade de Comunicação da UFJF. Gosta de ver filmes e ler livros. Estágiaria Web e Design Gráfico em Juiz de Fora desde abril de 2024.