Erosões causadas pela chuva extrema passam por obras em Juiz de Fora

Secretaria de Obras está realizando remodelações em ruas na divisa do Bairu com Bonfim e no Jardim do Sol

Obras na erosão da rua Francisco Faria

O temporal que caiu em Juiz de Fora, na última segunda-feira (15), causou transtornos na cidade, como inundações, alagamentos, imóveis atingidos, entre outros. Além disso, ocasionou duas erosões de grande porte, nos bairros Bonfim e Jardim do Sol.

Na Rua Francisco Faria, no Bonfim/Bairu, o córrego Matirumbide era canalizado por tubos metálicos que, com o tempo, foram se desgastando e, com a forte chuva, colapsou. “Estamos fazendo as ações emergências de retirada dos entulhos do córrego para permitir que a água volte a escoar normalmente”, explicou a secretária de Obras, Bruna Rocha.

Na Avenida Doutor Moacir Siqueira, no bairro Jardim do Sol, a Secretaria de Obras já estava com uma remodelação do sistema de drenagem em andamento. Com isso, a vala já aberta associada às fortes chuvas ocasionaram o levantamento do asfalto e as providências estão em andamento.

“A rede que já estava construída não sofreu nenhum dano e está funcionando normalmente. A partir de agora o trabalho é para recompor o pavimento e fazer o fechamento da vala existente”, disse.

Ouça a matéria.

Situação de emergência

A Prefeita Margarida Salomão (PT) declarou situação de emergência em Juiz de Fora. O motivo foi a chuva extrema registrada nessa segunda-feira (15), que causou danos em várias regiões.

De acordo com o Executivo, o decreto Nº 17.593 tem validade de 90 dias, podendo ser prorrogado conforme a evolução do cenário.

Está autorizada a mobilização de todos os setores municipais para atuação integrada nas ações de resposta, assistência à população atingida, reabilitação e reconstrução das áreas afetadas, conforme o Plano de Contingência Municipal, que se encontra em nível máximo de alerta.

Balanço da chuva na Juiz de Fora

De acordo com dados divulgados neste sábado (20), Juiz de Fora acumulou 40,9 mm de chuva no bairro Spinaville, conforme dados da estação meteorológica local. Foi o maior acúmulo registrado na data, seguido pelo bairro Marumbi com 40,7 mm de chuva, e o bairro São Pedro com 37 mm de chuva.

Conforme a Defesa Civil, foram contabilizados 230 ocorrências desde segunda-feira (15). A cidade teve cerca de 5 mil afetados pela chuva e tem 61 pessoas desalojadas, segundo os dados mais recentes.

Em caso de emergência, a população deve entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199.

*Escrita por Michel Santos sob supervisão de Roberta Oliveira

Leia também

Leia também

Joubertt Telles é graduado em jornalismo pelo Centro Universitário Estácio Juiz de Fora, em 2010, e possui curso de Processo de Comunicação e Comunicação Institucional pela Fundação Getúlio Vargas. Trabalha na Itatiaia Juiz de Fora desde 2016, como repórter e apresentação. Prêmio Sindicomércio de Jornalismo 2017, na categoria rádio. Prêmios do Instituto Cultura do Samba como destaque do jornalismo local, em 2016 e 2017. Já atuou na Rádio Globo Juiz de Fora, TVE e Diário Regional, além de ter desempenhado função de assessor parlamentar na Câmara Municipal de Juiz de Fora.

Ouvindo...