O combate ao incêndio no Parque Estadual da Serra do Brigadeiro, que fica na região de Miradouro, na Zona da Mata, está no terceiro dia.
Vinte e sete pessoas estão empenhadas no combate, entre Bombeiros dos batalhões de Muriaé, Juiz de Fora, Viçosa e Ubá; além de brigadistas da Secretaria de Meio Ambiente de Minas Gerais; voluntários de Muriaé; militares da companhia de radiopatrulhamento aéreo, integrantes da Defesa Civil de Miradouro e equipes do Instituto Estadual de Florestas (IEF).
Segundo os Bombeiros, foram estabelecidas quatro frentes de combate para impedir a propagação das chamas, no terreno é muito íngrime e acidentado. As equipes foram lançadas a pé, no início da manhã, devido à ausência de teto para o uso da aeronave. Ainda segundo os Bombeiros, o declínio da temperatura favorece os trabalhos devido à diminuição de alguns focos.
Conforme a corporação, o fogo começou na manhã de segunda-feira (6), em uma propriedade rural fora dos limites do parque. As chamas, intensificadas pelos ventos fortes e pela vegetação seca, rapidamente avançaram em direção à área de preservação, consumindo uma grande extensão de mata nativa. As estimativas preliminares das equipes de campo indicam que cerca de 71 hectares já foram atingidos. A medição oficial ainda será realizada com dados precisos de satélites.
Leia também
Inmet alerta para chuva no Campo das Vertentes de MG, região da Serra São José Incêndio na Serra de São José: três aeronaves e mais de 60 pessoas tentam controlar chamas Projeto no Parque Serra do Brigadeiro atua na conservação dos muriquis Nova espécie de inseto é descoberta em parque de Minas Gerais