Ouvindo...

‘Ele me ensinou a valorizar nossa história': Adelino Benedito, o Saci de Juiz de Fora

Ator e produtor cultural fala sobre a relação com o personagem, que volta a interpretar nesta sexta (31) na ‘Expedição de Busca ao Saci’

O ator e produtor cultural Adelino Benedito como Saci

Um gorro vermelho pode ser apenas um acessório. Assim como um cachimbo. No entanto, quando estão juntos, remetem ao Saci, um dos personagens mais populares do folclore brasileiro.

Em Juiz de Fora, ele ganhou o corpo, a voz e a dedicação do ator e produtor cultural Adelino Benedito. Há vários anos, ele incorpora o Saci em eventos. A tal ponto de ser reconhecido como o personagem por quem já o viu atuando.

“Eu aprendi interpretando o Saci durante esse tempo todo, que ele é mais que um personagem folclórico. Ele contribui para que a gente mantenha viva nossas histórias, o nosso folclore. Sempre quando eu coloco o gorro, eu começo a interpretar o Saci, eu vejo nos olhos dos adultos e das crianças também, como é importante a gente contar nossas histórias. Então, ele me ensinou muito a valorizar a nossa história e me ensinou muito que um personagem pode levar a imaginação tanto das crianças quanto dos adultos a um lugar extraordinário”, disse Adelino à Itatiaia.

A próxima aparição de Adelino como Saci será na noite desta sexta-feira (31), a “Expedição em Busca do Saci”, no Museu Mariano Procópio, que já encerrou as inscrições. A iniciativa de Margareth Marinho quer difundir através da contação de histórias, os mitos e as lendas da cultura popular brasileira e sensibilizar as crianças para o respeito à natureza. Além disso, comemora o Dia Nacional do Saci, celebrado em 31 de outubro como um contraponto ao Halloween, o Dia das Bruxas.

Da infância à idade adulta: o Saci na vida de Adelino Benedito

O moleque peralta que aparece e desaparece dos lugares graças aos poderes da carapuça vermelha e dizem que se escondem nos redemoinhos também fez parte da vida de Adelino desde pequeno.

“Eu tenho uma relação com o Saci de muito carinho, até porque é um personagem que ele fez parte da minha infância, e da infância de muitas pessoas. Era um personagem que eu sempre gostei, sempre me diverti com ele, mas nunca passou pela minha cabeça em interpretar esse personagem”, comentou.

O ator e produtor cultural Adelino Benedito como Saci

O carinho aumentou, segundo Adelino, com a aproximação para preparar a interpretação. Agora, ele afirma, as identidades de ator e personagem estão entrelaçadas.

“A partir do momento que eu comecei a interpretá-lo, criei uma relação de mais carinho com esse personagem, de mais afeto. Eu peguei esse personagem para mim. Hoje eu entendo que não só ele faz parte da minha vida, que fez parte da minha infância, como eu também agora sou uma pessoa que faço parte da vida do Saci”.

O ator e produtor cultural ressalta a alegria da reação das crianças nos eventos onde procuram pelo Saci. Adelino Benedito fala sobre como é perceber a ligação entre imaginação e realidade nos pequenos espectadores.

“Primeiro, elas participam de uma contração de história, que falam sobre a história do saci, como ele é. Então já começa a trabalhar ali no imaginário das crianças. E quando elas saem em busca, vão encontrando alguns sinais que o saci está por aí, mas, na verdade, elas não imaginam que realmente vão encontrar com um saci na frente delas. Então, quando elas encontram o saci, é maravilhoso, O saci desperta nelas, realmente, a concretização que o personagem existe, ele é real”.

Ouça a matéria.

Leia também

Leia também

Natural de Juiz de Fora, jornalista com graduação e mestrado pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Experiência anterior em Rádio, TV e Internet. Gosta de esporte, filmes e livros. Editora Web na Itatiaia Juiz de Fora desde 2023. Tricampeã na categoria Web/Mídias Digitais no Prêmio Oddone Prêmio Oddone Turolla de Jornalismo, do Sindicomércio JF.