Neste 31 de outubro é
Foi assim que surgiu o Dia do Saci. Um
“PERERÊ - Um torneio de chute na abóbora é um dos eventos com que a cidade de São Luiz do Paraitinga, no Vale do Paraíba, comemora amanhã o Dia do Saci. Aprovado pela Câmara Municipal para substituir a tradicional comemoração americana do Halloween a iniciativa visa a valorizar a cultura nacional.”
A partir daí, várias cidades por todo o Brasil aderiram e o Halloween se transformou no Dia do Saci - uma pequena
A origem do Saci
Há diversas versões para a origem do Saci Pererê. Hoje conhecido por ser um dos clássicos personagens de Monteiro Lobato, autor das histórias do Sítio do Pica-Pau Amarelo, ou por ser um personagem do cartunista Ziraldo e protagonista de uma das primeiras revistas em quadrinhos coloridas, ele está presente na cultura brasileira há bem mais tempo.
Uma das fontes de informações mais citadas sobre o Saci é o livro Dicionário do folclore brasileiro, do folclorista Câmara Cascudo. De acordo com
Para o autor, o gorro vermelho do Saci pode ser uma herança romana. A personalidade brincalhona e “zoeira” viria dos portugueses. Dos indígenas guaranis, a ideia de que era um curumim, um menino índio. O autor supõe que as mulheres negras escravizadas transformaram o curumim em um menino negro que perdeu uma perna lutando capoeira. Na boca, leva um cachimbo apagado.
Outra versão está no
Ele é descrito como uma criança que tem uma perna só e uma carapuça vermelha na cabeça - ela garante poderes mágicos ao saci, como aparecer e desaparecer dos lugares.
O saci é conhecido por suas travessuras, como espalhar sal nas cozinhas, trançar as crinas dos cavalos e esconder brinquedos. Diz-se, também, que eles se escondem nos redemoinhos. Sacis não conseguem atravessar rios e quem conseguir pegar sua carapuça ganha direito a ter um desejo realizado.
Lei nacional
Não existe lei nacional que fixe o 31 de outubro como dia nacional do Saci. Já houve tentativas de aprovar uma lei na Câmara dos Deputados. Pelo menos dois projetos foram apresentados à Casa para instituir a data, mas terminaram arquivados.
O dia, então, é celebrado de forma informal em muitos municípios e, em outros, é uma data municipal aprovada pelos legislativos locais.