O prefeito de Pontes e Lacerda, a 483 km de Cuiabá, no Mato Grosso, disse que as escolas municipais da cidade estão proibidas de comemorar o Halloween. Alcino Barcelos (Republicanos-MT) fez o comunicado em um vídeo publicado, nesse domingo (29), nas redes sociais.
Em entrevista ao G1, o prefeito afirmou que a decisão foi tomada após pais denunciarem a celebração do Dia das Bruxas, na Escola Municipal Sanaria Silvéria. Barcelos disse que a festa foi planejada sem a permissão da Secretaria Municipal de Educação. Ele ainda reiterou que as festas de Halloween não estão no planejamento educacional do município.
“Dezenas de pais denunciaram porque muitos, inclusive, não têm condições de comprar fantasias, o que iria constranger as crianças mais humildes”, comentou.
O prefeito ainda justificou que a proibição busca respeitar os cristãos, já que o estado é laico. “O Halloween não faz parte da cultura brasileira e para quem pesquisar, vai ver que é culto ao Dia dos Mortos e Dia de Todos os Santos. Temos crianças filhas de evangélicos, católicos e espíritas. Temos que respeitar a todos porque o estado é laico”, afirmou.
Ele ainda revelou que as festas que já foram divulgadas serão canceladas. “Escola é lugar de aprender, se quiser fazer festa de fantasia, que tenham alunos fantasiados de médico, professor e agrônomo que ajuda a plantar e produzir alimento para o mundo. Esse tipo de festa para criança não cabe e não agrega em nada. Enquanto eu for prefeito, esse tipo de bagunça não vai ter, está proibido”, disse.