Confira a rota dos Agentes de Combate às Endemias em Juiz de Fora

Serão 15 bairros vistoriados pelo município até esta sexta (20)

Os Agentes de Combate às Endemias devem percorrer 15 bairros até esta sexta (20), em Juiz de Fora. A ação de combate ao mosquito Aedes aegypti tem o cronograma definido pela Secretaria de Saúde.

A Prefeitura solicita o apoio dos moradores na abertura de suas residências para que os profissionais possam realizar o trabalho de tratamento focal. Todos os servidores estarão identificados e uniformizados.

Confira a rota

  • Região Leste - São Benedito
  • Região Sul - Graminha, São Geraldo, Residencial Parque Verde e Sagrado Coração de Jesus
  • Região Sudeste - Alto Santo Antônio
  • Região Norte - Jardim dos Alfineiros, Monte Castelo e Fontesville
  • Cidade Alta (Região Oeste) - Alphaville, Santos Dumont e Spinaville
  • Região Nordeste - Bandeirantes
  • Região Central - Fábrica, Santa Cecília

Orientações da Secretaria Municipal de Saúde

A pasta solicita o apoio dos moradores na abertura de suas residências para que os profissionais possam realizar o trabalho de tratamento focal.

No decorrer da visita, sempre acompanhado pelo responsável do imóvel, os agentes de combate às endemias devem orientar e avaliar as situações de risco para remanejar e/ou eliminar os recipientes que possam acumular água e/ou que não tenham utilidade.

O agente deverá tratar corretamente com larvicida aqueles recipientes que não puderem ser eliminados. As visitas são feitas na parte externa e interna dos imóveis.

A Secretaria de Saúde ressalta que é muito importante receber os agentes para evitar o crescimento de casos durante o período propício para a reprodução do mosquito. A maioria dos focos é encontrada dentro das residências.

Os moradores devem seguir as orientações dos agentes:

  • Sempre verifique os ralos e a cisterna, bromélias, plantas aquáticas e troncos de árvores no jardim;
  • Retire os pratinhos das plantas, tampe os tambores com água de chuva;
  • Verifique também os banheiros em desuso, as caixas d’água e inspecione o quintal;
  • Descarte o seu lixo corretamente;
  • Mantenha a piscina sempre tratada, mesmo se estiver em desuso.

Ferramenta de denúncias

O sistema JF Contra o Aedes: Orientação e Prevenção recebe denúncias de locais de criadouros do mosquito e tem como finalidade mapear as informações das doenças causadas pelo mosquito: dengue, zika, febre amarela e chikungunya.

A plataforma pode ser acessada em smartphones, tablets, notebooks e computadores e pode ser acessada em qualquer navegador.

A população também pode auxiliar no combate por meio de denúncias de possíveis focos através do WhatsApp, pelo número (32) 98432-4608, ou pelo e-mail dengue@pjf.mg.gov.br.

Denúncias podem ser feitas, ainda, em qualquer um dos 11 postos do Departamento de Informação Geral e Atendimento (Diga) no município

*Escrita por Michel Santos sob supervisão de Roberta Oliveira

Leia também

Leia também

Graduando em jornalismo pela UFJF, Michel Santos é estagiário da Itatiaia em Juiz de Fora. Apaixonado por esportes, videogames e fã aficcionado de automobilismo.

Ouvindo...