Há quem se lembre do cheiro das comidas. Outros se recordam dos diferentes lugares. Tem quem fale sobre os brinquedos. E ainda há aqueles que se lembram de ser um compromisso em família. Seja por nascimento ou por adoção, muitas gerações estão ligadas à
A edição 2025 começa na próxima quinta (12), no estacionamento do Estádio Municipal Radialista Mário Helênio. A primeira etapa vai até o próximo domingo (15). Uma pequena pausa e a programação será retomada entre 18 e 22 de junho.
O evento faz parte do Calendário Oficial do Município e da programação do aniversário de 175 anos de Juiz de Fora. Terá 15 países representados em 70 pratos e a estreia de um cardápio de doces e sobremesas.
A Festa das Nações é petfriendly e terá mais de 20 atrações culturais e atividades para todas as idades. Tudo isso com entrada gratuita. No entanto, o ingresso deve ser emitido antecipadamente pela internet. Aproveita e
Com raízes afetivas e adaptada ao mundo atual, os envolvidos na Festa das Nações 2025 prometem que o público terá uma experiência gastronômica que se tornará boas lembranças a serem compartilhadas. Enfim, realmente a gente está trazendo uma das melhores Festa de Nações de todos os tempos.
Lugar cativo no coração
As sensações norteiam as recordações de Rebeca Mcauchar. “Minha primeira lembrança é o cheiro no ar: doce, salgado, picante... tudo junto! Eu me lembro da sensação de encantamento ao andar pelas barracas, com bandeiras coloridas e pessoas diferentes se misturando. Desde aquela primeira vez, a festa ficou no meu coração”.
Leandro Vaz de Melo fala sobre o que o marcou quando era visitante na Festa das Nações. “Eu acho que a lembrança de todos os juiz-foranos que estão um pouco acima dos 40, é realmente a festa das nações na época do Bom Pastor. A gente tinha realmente uma gastronomia bacana, era um clima legal, muita família, muita diversão.”
As lembranças de Girlene de Souza Guimarães são dos diferentes endereços que a festa já teve sem perder o DNA. “Eu lembro da Festa das Nações quando era ali na Praça São Mateus, depois foi para Rio Branco, depois lá para o Bom Pastor, passou por vários lugares e retornou para a Praça do São Mateus. Agora está no Estádio Municipal, sempre com a mesma característica de você ter a oportunidade de estar em um ambiente com a gastronomia de diversos países, apresentações folclóricas, é assim, um ambiente muito bacana, bem familiar”.
A Festa das Nações entrou na vida de Yuri Feliciano por um convite. “Nos primeiros meses que cheguei em Juiz de Fora, já me convidaram para ir na Festa das Nações. Minha primeira lembrança é vir com os amigos, né, antes mesmo de ser estudante de gastronomia”
Expectativas de criar muitas lembranças em 2025
Leandro Vaz de Melo é o organizador da Festa das Nações por mais um ano. Ele destaca o respeito às raízes na nova versão. “É claro que a gente não consegue mais fazer no bairro, o bairro cresceu, mas a gente está com a proposta de relembrar isso, de criar exatamente esse clima agora, com esse novo formato da festa”.
Pela primeira vez, Girlene de Souza Guimarães será a representante de Portugal no evento. “E a expectativa é sempre boa, né? A mudança para o Estádio e ficou muito aprazível para quem vai. O espaço ficou bem dividido, as pessoas podem se sentar para ver o show, tem uma área que é incrível esse ano, muito bacana. Então a expectativa é sempre muito boa”.
Rebeca Mcauchar e o companheiro Agustin vão levar os sabores da Argentina para os visitantes deste ano. “Minhas expectativas são as melhores possíveis! Depois de tanto trabalho e dedicação, acredito que este ano será ainda mais especial. Quero ver a cidade reunida, celebrando e se conectando por meio da gastronomia e da arte. Estou especialmente animada para receber quem passar pela barraca da Argentina. Prometo sabores marcantes, acolhimento caloroso e aquele clima que faz a gente querer dançar um tango e brindar à vida”.
O chef Yuri Feliciano, professor da UniAcademia, é o responsável por barracas da Itália, da Espanha e da China. Ele assina a curadoria do festival e antecipa o que o público vai encontrar neste ano. “A expectativa é confirmar essa linha ascendente de qualidade dos anos anteriores, cada vez mais pratos novos, saborosos, curiosos, shows cada vez melhores, e o público aproveitando esse grande espaço com maior conforto, área kids”.
Gastronomia + cultura + atrações para todas as gerações
Leandro Vaz de Melo comenta que as lições de 2024 inspiraram novidades para este ano. Além dos pratos, é momento de diversificar a experiência
“A gente percebeu que, embora a gastronomia seja o carro chefe da Festa de Nações, a gente precisa também ter uma viagem mais cultural, valorizar um pouco as influências dos imigrantes. Aí a gente está trazendo apresentações culturais, artísticas, como danças, folclóricas, além da programação musical”.
Outra novidade é as opções de brinquedos para adultos e crianças. “A gente também vai ter uma área de entretenimento com simuladores virtuais. Vai ter uma área muito maior, com muito mais brinquedos, muito mais conforto para os pais. Enfim, realmente a gente está trazendo uma das melhores Festa das Nações de todos os tempos”, afirma Leandro.
Desde a primeira vez na década de 1950, para arrecadar fundos para a construção da Igreja do Bom Pastor, passando por outros endereços e encontrando uma nova casa às portas do Estádio Municipal, a Festa das Nações reitera o compromisso de divertir o público, dar espaço para empreendedores e artistas e de sempre criar boas memórias.
“A Festa das Nações representa uma celebração da diversidade. É uma oportunidade única de viajar pelo mundo sem sair de Juiz de Fora, conhecendo sabores, músicas e tradições de diferentes países. Para mim, é uma forma de honrar as raízes e também de compartilhar experiências. E este ano, confesso que meu coração bate mais forte pela cultura Argentina... quem sabe uma empanada quentinha com chimichurri não te conquista também?”, convida Rebeca Mcauchar.
“Eu já cheguei adulto em Juiz de Fora, não tive infância aqui. Mas os meus filhos vão ter lembranças, com certeza, porque eles sempre vêm comigo na barraca, cozinham comigo”, afirmou Yuri Feliciano.