Chuva causa alagamentos em diferentes regiões de Juiz de Fora

Árvore caiu no Marumbi. Ocorrências estão em andamento. Orientação é de buscar trajetos alternativos.

Alagamento na Rua Diva Garcia, no Bairro Linhares em Juiz de Fora

Uma forte chuva na tarde desta segunda-feira (9) causou transtornos em diferentes pontos de Juiz de Fora.

Imagens que circulam nas redes sociais mostram vias alagadas, como a Rua Roberto de Barros, no Centro; Rua Diva Garcia, no Linhares; Rua Luiz Fávero, no Bom Jardim; Rua Ibitiguaia, em Santa Luzia; Rua José Tarcísio Glanslman, no Bairro Santos Dumont; dentre outras.

A Defesa Civil informou que pontos no bairro Mariano Procópio estão em situação crítica: o alagamento afeta a Rua Feliciano Pena, inclusive no cruzamento com a Avenida Brasil e também na esquina das Ruas Duarte de Abreu com Henrique Burnier. Defesa Civil e Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU) acompanham a situação. Expectativa de que a drenagem na região comece a ser mais efetiva com a diminuição do nível do Rio Paraibuna.

Agentes de trânsito estão a caminho para fechar o trânsito no Bairro Industrial e motoristas devem redobrar a atenção ao passar pelo Mariano Procópio.

Nas redes sociais da Prefeitura, foi informado que o Córrego Humaitá saiu da calha, causando alagamento na Rua Tomaz Gonzaga, no Jardim Natal.

No Bairro Marumbi uma árvore caiu na Rua Joaquim Marques Coimbra, atrapalhando o tráfego de veículos. Equipe da Empresa de Pavimentação e Urbanidades (Empav) já se deslocou para realizar a retirada.

O Ribeirão Yung, no Linhares, começou a sair da calha, mas já voltou. Além disso, os córregos em Santa Luzia e São Pedro estão no limite da calha. O sistema de drenagem já desfez alagamentos na região do Largo do Riachuelo; das ruas Diva Garcia e Ângelo Bigi.

Segundo a subsecretaria, em menos de uma hora, as estações meteorológicas registraram grandes volumes de chuva: Spinaville com 51 mm; Alphaville, 50,8; São Pedro, 50 mm; Centro, 37,7 e Milho Branco, com 35,9 mm.

O Rio Paraibuna está com nível de 3,25 metros de altura, na proximidade da ponte de Santa Terezinha

O Corpo de Bombeiros informou que as equipes também estão em atendimento e divulgará mais tarde o balanço das ocorrências.

Acumulado de mais de 110 mm de chuva no fim de semana

Em Juiz de Fora, o caso mais grave foi registrado nesta segunda (9): o desabamento de uma laje na Travessa Francisco Serra Brito, no bairro Teixeiras. A Defesa Civil informou que o imóvel está totalmente interditado, a área foi isolada devido ao risco de colapso da sacada. Todos os moradores estão em local seguro. E a fiscalização da Sedupp vai emitir a intimação pra demolição emergencial da sacada que se encontra em risco.

No fim de semana, a Defesa Civil registrou 40 ocorrências, sendo 23 ocorrências de escorregamento de barranco.

A cidade registrou um acumulado de 114,2 mm entre sábado (7) e domingo (8), de acordo com o pluviômetro do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Dados divulgados no perfil em redes sociais indicam que, no domingo, o maior volume foi registrado no bairro Industrial (35,63 mm); seguido por São Judas Tadeu (32,45 mm); Grama (31,21 mm); Represa João Penido (28,12 mm) e Santa Rita (22,75 mm).

Em 24h, entre sexta (6) e sábado (7), foram registrados grande volume de chuva no Ipiranga, com 84,04 mm; no Distrito Industrial com 83,80 mm; no Monte Castelo, com 82,76 mm; no Nova Era, com 80,01 mm; no Milho Branco com 79,4 mm e em Chapéu D’Uvas, com 73,56 mm.

Tendência de diminuição das chuvas

Apesar das chuvas fortes nos últimos dias, a expectativa é que as chuvas diminuam nos próximos dias. Quem explica é o meteorologista do 5° Distrito do Inmet, Lizandro Gemiacki.

Leia também

Leia também

Natural de Juiz de Fora, jornalista com graduação e mestrado pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Experiência anterior em Rádio, TV e Internet. Gosta de esporte, filmes e livros. Editora Web na Itatiaia Juiz de Fora desde 2023. Tricampeã na categoria Web/Mídias Digitais no Prêmio Oddone Turolla de Jornalismo, do Sindicomércio JF.
Joubertt Telles é graduado em jornalismo pelo Centro Universitário Estácio Juiz de Fora, em 2010, e possui curso de Processo de Comunicação e Comunicação Institucional pela Fundação Getúlio Vargas. Trabalha na Itatiaia Juiz de Fora desde 2016, como repórter e apresentação. Prêmio Sindicomércio de Jornalismo 2017, na categoria rádio. Prêmios do Instituto Cultura do Samba como destaque do jornalismo local, em 2016 e 2017. Já atuou na Rádio Globo Juiz de Fora, TVE e Diário Regional, além de ter desempenhado função de assessor parlamentar na Câmara Municipal de Juiz de Fora.

Ouvindo...