Cemig reitera cuidados com as decorações de natal para evitar acidentes

Quem deixou para a última hora deve evitar as gambiarras e seguir as orientações de segurança

Decoração de natal na Via São Pedro

No clima de fim de ano, as famílias entram no clima natalino e aproveitam para enfeitar as fachadas dos imóveis, jardins e árvores para celebrar a festa de Natal. Para manter o fim de ano seguro, a Cemig divulgou orientações para prevenir acidentes - em especial, para quem deixou para fazer na última hora.

A instalação de ornamentos luminosos em áreas externas merece atenção devido à exposição a elementos naturais, como vento e chuva. É necessário manter a proteção dos pontos das conexões e tomadas, além da distância de 1,5 metro da rede elétrica, nos casos de instalação de lâmpadas decorativas em fachadas, muros, jardins e árvores.

Instalações feitas de forma incorreta são um grande perigo para a população. Dessa forma, a Ceming ressalta que a fixação dos enfeites deve ser feita de forma segura, de acordo com a especificação técnica de cada equipamento e, principalmente, evitando-se as gambiarras.

Outra recomendação que deve ser observada é que os enfeites luminosos não podem ser muito antigos. Pelo fato de eles ficarem muito tempo guardados, o seu cabeamento pode apresentar problemas de desgaste no isolamento e provocar curto-circuito.

Atenção com a rede de distribuição

Em caso de instalações em fachadas das residências, principalmente, aquelas com mais de um pavimento, deve-se observar uma distância mínima de um 1,5 metro em relação à rede elétrica.

Para aqueles que pretendem enfeitar suas ruas, inclusive os responsáveis do poder público municipal, é proibido afixar qualquer enfeite em postes ou quaisquer estruturas da Cemig.

Ouça a matéria:

*Escrita por Michel Santos sob supervisão de Roberta Oliveira

Leia também

Leia também

Ouvindo...