Para além da movimentação mais intensa nas ruas devido às compras de Natal, o setor de alimentação fora do lar mira em um segundo foco no período natalino: o preparo e vendas das ceias. A Abrasel Regional Zona da Mata prevê crescimento de 20% a 30% no movimento do setor de alimentação fora do lar.
A presidente da Abrasel Regional Zona da Mata, Francele Galil, explica que a estratégia funciona bem para dois cenários: a família pequena, de até duas pessoas, que opta por ceiar nos restaurantes; e as famílias maiores, que abrem mão do trabalho do preparo em casa e preferem a praticidade de comprar a ceia pronta.
“O consumidor está a cada dia mais exigente e busca experiência e praticidade. Então, a gente vê estabelecimentos preparando as ceias para entregarem nas casas, para toda a família em torno da mesa. De outro lado, a gente também vê os estabelecimentos que se preparam para receber as famílias menores para as ceias, com pratos mais elaborados e toda a adequação do cardápio e do próprio ambiente a fim de garantir o clima natalino”, pontua Francele em participação no quadro Itatiaia Entrevista.
Confira a íntegra da entrevista de Francele Galil para a jornalista Désia Souza.
Estimativa para o fim de ano
Uma pesquisa da Abrasel ZM revela que 83% dos empresários esperam aumento no faturamento durante as festas e 41,6% pretendem reforçar as equipes com novas contratações. Destaque para o Natal, apontado por 76,7% dos entrevistados como a data de maior potencial de vendas.
E um dos motivos desse otimismo tem a ver com o fato de a ceia doméstica ter ficado mais cara no Brasil. Segundo a prévia da Cesta Natalina do Índice de Preços ao Consumidor da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (IPC-FIPE), os itens tradicionais das festas ficaram 4,53% mais caros neste ano, com altas fortes em produtos como peru, tender, azeitonas, frutas secas e chocolates sazonais.
Leia também
Natal 2025: comércio de rua amplia horário de funcionamento em Juiz de Fora Natal 2025: confira os horários especiais do comércio em Juiz de Fora