A bateria silenciou e os foliões compartilham lembranças do Carnaval 2026 em Juiz de Fora. Real Grandeza e Ladeira venceram os grupos, mas muitas histórias passaram pelo Circuito Júlio Guedes, na Avenida Francisco Bernardino no domingo (15) e na segunda (16).
A Itatiaia conversou com carnavalescos, coreógrafos, mestre de bateria e um bloco que se tornou ala em um exemplo de solidariedade da folia.
Comemorando os 50 aos 54
A pandemia impactou em vários aspectos. No caso da Rivais da Primavera, impediu a festa dos 50 anos. Como o Carnaval é atemporal, por que não comemorar? Este pedido inspirou o enredo vice-campeão de 2026, como explica o carnavalesco Alberto Rachid.
“A matriarca pediu que fizesse o enredo apesar de ter 54, a escola. Mas ela pediu que fizesse sobre a boda de ouro, que não foi comemorada por causa da pandemia”.
A lua campeã
Com São Jorge, orixás, personagens boêmios e sobrenaturais estavam na comissão de frente, um spoiler do que viria no desfile da Real Grandeza sobre a mitologia em torno da lua, como comentou o coreógrafo James Melandre.
“Dentre os personagens que eram 6 guardiões, tinha a Isis que é a deusa egípcia da lua, Selene que é a deusa grega da lua.Tranca Rua, que é o que falava no enredo, Oxum das Águas Doces que tem ligação com a Lua, Ogum que representa São Jorge na religião Católica e o Lobisomem da lua cheia que ataca uma mulher”.
A dona do apito
Na última escola a se apresentar, a bateria obedecia aos comandos de Jocilene Pereira, a Jô. Acostumada a liderar ritmistas com passagens por outras agremiações, ela segue a primeira mulher a ocupar o cargo no carnaval da cidade.
“Começou em 2009, na outra agremiação em que eu estava, e me convidaram para o Real Grandeza em 2017. Gostei do convite, vim como diretora e este ano estive como mestre de bateria oficial”.
Jô e Rívia
E neste ano, Jô teve como companhia a filha, Rívia, rainha de bateria, a prova de que amor pelo Carnaval pode ser passado de mãe para filha.
A união para brincar a folia
Na concentração, a Itatiaia encontrou um bloco que virou ala na Rivais da Primavera. Foi o primeiro ano que o Garizada participou da programação: formado por servidoras do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb). Elas desfilaram no domingo (15) no Circuito Zé Kodak e na segunda (16) estavam animadas para passar pelo Circuito Júlio Guedes.
Uma das fundadoras do bloco, Debora Glamurosa, explicou as motivações na criação da Garizada.
“O Carnaval só acontece, pois os garis preservam a limpeza da cidade. Então, não é só varrer os blocos, a gente queria ter a nossa própria festa, o nosso próprio bloco. Mostrar que a gente tem voz, mostrar que a gente merece fazer parte dessa festa”, contou.
Veja a reportagem completa:
📲 Saiba mais no nosso site https://t.co/RiKWuGcSFi
— Rádio FM Itatiaia / Juiz de Fora (@ItatiaiaJF) February 18, 2026
🎤 Désia Souza
📹 Roberta Oliveira / Michel Santos / Itatiaia
📝 Roberta Oliveira#itatiaiajf #juizdefora #zonadamata #escolasdesamba #blocos #desfiledesamba pic.twitter.com/hToOj810DN