Bicentenário de Dom Pedro II inspira exposição no Museu Mariano Procópio

Graças à personalidade do fundador, Alfredo Ferreira Lage, itens vieram para o acervo da instituição, explica historiadora

Fardão da maioridade de Dom Pedro II está no acervo do Museu Mariano Procópio em Juiz de Fora

Uma das opções de lazer no fim de ano é o Museu Mariano Procópio em Juiz de Fora. Quem for ao local, poderá conferir uma exposição em comemoração ao Bicentenário de Dom Pedro II. A instituição conta com um acervo de objetos datados desde o início do século XIX.

As visitas temáticas oferecidas pelo museu abordavam objetos que contam sobre a história de Dom Pedro II desde sua infância até seu exílio. O acervo pertencente ao museu foi em grande parte adquirido através de compras e doações feitas por Alfredo Ferreira Lage, fundador do museu.

“O Alfredo atuava como um guardião da memória monárquica. Ele era reconhecido por outras pessoas, por seus pares como um guardião, então muitas pessoas doavam objetos relacionados a história da monarquia ao Alfredo, justamente por esse reconhecimento”, ressalta Priscila Pinheiro, historiadora da Fundação Museu Mariano Procópio .

Na exposição, durante as visitas, a ideia é problematizar e trazer uma perspectiva crítica sobre a vida e trajetória de Dom Pedro II. Conforme Priscila, os objetos abordados proporcionam reflexões sobre a história narrada pelo próprio museu.

No fim de ano, o Museu Mariano Procópio o Parque não funcionarão na quarta (31) e na quinta (1º).

Ouça a matéria:

*Escrita por Michel Santos sob supervisão de Roberta Oliveira

Leia também

Graduando em jornalismo pela UFJF, Michel Santos é estagiário da Itatiaia em Juiz de Fora. Apaixonado por esportes, videogames e fã aficcionado de automobilismo.
Joubertt Telles é graduado em jornalismo pelo Centro Universitário Estácio Juiz de Fora, em 2010, e possui curso de Processo de Comunicação e Comunicação Institucional pela Fundação Getúlio Vargas. Trabalha na Itatiaia Juiz de Fora desde 2016, como repórter e apresentação. Prêmio Sindicomércio de Jornalismo 2017, na categoria rádio. Prêmios do Instituto Cultura do Samba como destaque do jornalismo local, em 2016 e 2017. Já atuou na Rádio Globo Juiz de Fora, TVE e Diário Regional, além de ter desempenhado função de assessor parlamentar na Câmara Municipal de Juiz de Fora.

Ouvindo...