‘Agradecer por esse ano incrível': Amanda Oliveira avalia 2025 e projeta 2026

Mineira de Mercês (MG), que venceu a Volta da Pampulha, foi a 7ª colocada na 100ª São Silvestre, a 2ª melhor brasileira na prova.

Depois de vencer Volta da Pampulha 2025, Amanda Oliveira se destacou na 100ª São Silvestre

“Eu só tenho a agradecer por esse ano incrível”. A avaliação de 2025 da atleta Amanda Aparecida de Oliveira, de 28 anos, não poderia ser outra. E a expectativa para o Ano Novo segue a mesma linha, porque, “2025 foi incrível e 2026 vai ser muito mais” , como disse à Itatiaia.

Nascida em Mercês, na Zona da Mata, a corredora concluiu a temporada como a segunda melhor brasileira e a sétima no pódio da 100ª edição da Corrida de São Silvestre, em São Paulo, com tempo de 55 minutos e 25 segundos. Antes disso, Amanda conquistou um feito histórico: primeira mineira a vencer a Volta Internacional da Pampulha.

“Eu fiquei muito feliz, muito feliz mesmo, principalmente pelo meu ano incrível, né? Por eu estar no top 5, do 5 km até a maratona, 5 km, 10 km, cross, meia, Pampulha, São Silvestre, bem colocada em todas as provas que eu fiz esse ano. Então eu só tenho a agradecer por esse ano incrível, por todos os meus recordes pessoais que eu bati esse ano e finalizar São Silvestre como a sétima colocada geral, a segunda brasileira, é motivo de muita alegria para a minha emoção”.

Atualmente, Amanda Oliveira integra a equipe da Elite Runners e o quadro da Aeronáutica Brasileira. Ela mora em Taubaté, no interior de São Paulo. E destacou que os resultados são um incentivo não só para São Silvestre 2026, mas para toda a próxima temporada.

“Lógico que a gente não fica satisfeita. A gente quer o pódio de São Silvestre. Eu estou feliz por ter batido meu recorde pessoal. Eu sei que é uma prova muito estratégica, difícil, porque ela é mudança de ritmo, sai muito forte por causa da descida, depois tem o sobe e desce, no final tem a subida, mas assim, nada a lamentar. É continuar trabalhando, treinando, me dedicando, porque eu sei que eu tenho muito a evoluir. 2025 foi incrível e 2026 vai ser muito mais, então só gratidão mesmo a Deus por me dar força, saúde e coragem para continuar”.

Ouça

Leia também

Désia Souza é jornalista pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), onde também cursou pós graduação em “Mídia e Cidadania” e mestrado em “Comunicação e Poder”. É coordenadora de jornalismo na Itatiaia Juiz de fora, onde também atua como âncora e repórter.
Natural de Juiz de Fora, jornalista com graduação e mestrado pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Experiência anterior em Rádio, TV e Internet. Gosta de esporte, filmes e livros. Editora Web na Itatiaia Juiz de Fora desde 2023. Tricampeã na categoria Web/Mídias Digitais no Prêmio Oddone Turolla de Jornalismo, do Sindicomércio JF.

Ouvindo...