Santo Antônio é o primeiro dos santos juninos a ser celebrado na Igreja Católica. Em Juiz de Fora, o franciscano é padroeiro do município, do Seminário e da Paróquia no Bairro Santo Antônio, onde surgiu o município.
E no Centro, a Catedral Metropolitana também tem uma programação especial em honra ao padroeiro. A novena já está em andamento, com missas até quinta (12) presididas por padres convidados refletindo sobre o tema “Com Santo Antônio no caminho da esperança”. A festa social, com venda de comidas típicas, será entre sexta (6) e domingo (8) e depois na sexta (13), data em que o santo é celebrado.
Em entrevista à Itatiaia, o Pároco, Padre João Paulo Teixeira falou sobre a programação dos próximos dias. Ouça a matéria de Désia Souza.
Cidades dedicadas a Santo Antônio
Além de Juiz de Fora, Santo Antônio é padroeiro de Chiador, Goianá, Olaria, Ewbank da Câmara, Passa Vinte e Simão Pereira, na Zona da Mata. Em todos estes municípios, as festividades estão em andamento, incluem trezenários, novenas, tríduos, procissões e atividades sociais.