Em comemoração ao Dia Mundial Sem Tabaco, celebrado neste sábado (31), o Serviço de Controle, Prevenção e Tratamento do Tabagismo (SECOPTT), ligado à Secretaria de Saúde, realiza uma exposição sobre as várias formas de consumo do tabaco em Juiz de Fora, nesta sexta-feira (30).
O evento será realizado das 8h às 11h, na galeria do PAM Marechal, nas salas de espera dos ambulatórios do Departamento de Clínicas Especializadas (DCE).
O tema da campanha de 2025 é “Desmascarando a indústria do tabaco: expondo as táticas das empresas para deixar os produtos de tabaco e nicotina mais atrativos”. A data, promovida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), tem como objetivo alertar a população sobre as doenças e mortes evitáveis causadas pelo tabagismo.
Adolescentes entre 13 e 15 anos já são alvo do consumo de tabaco e produtos de nicotina. O tema deste ano reforça a importância de garantir o direito à saúde de crianças, adolescentes, jovens e da população em geral.
Como funciona o tratamento?
O tratamento do tabagismo baseia-se principalmente na Abordagem Cognitivo-Comportamental (ACC), uma técnica de aconselhamento que orienta mudanças no comportamento em relação à dependência física, psicológica e comportamental do tabaco. Trata-se de um processo de aprendizado de estratégias para resistir à vontade de fumar, visando à cessação e à prevenção de recaídas. O tratamento é realizado preferencialmente em grupo, e os medicamentos distribuídos servem como apoio.
Quanto tempo dura?
O paciente é primeiramente chamado para uma reunião de sensibilização. Nela, ele recebe informações sobre os malefícios do tabagismo, os benefícios de parar de fumar e as orientações gerais sobre o processo. Após essa reunião, o paciente sai com uma consulta agendada e o cronograma das dez sessões que compõem o tratamento, com duração total de seis meses.
Como ter acesso?
Usuários interessados em iniciar o tratamento para parar de fumar não precisam de encaminhamento. Basta procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência. Em Juiz de Fora, usuários sem UBS de referência (área descoberta) podem procurar diretamente o SECOPTT, localizado no PAM Marechal, 1º andar, sala 103.