Ouvindo...

Blocos de carnaval se reúnem contra PL que restringe desfiles em JF

Mais de 80 representantes se encontram em frente do Legislativo Municipal nesta terça (20)

Representantes de mais de 80 entidades de blocos de carnaval de Juiz de Fora realizam uma manifestação contra um Projeto de Lei que tramita na Câmara Municipal, o qual visa restringir a organização e o desfile das agremiações. O ato será nesta terça-feira (20), a partir das 16h, em frente à sede do Legislativo Municipal, no Centro.

Conforme os organizadores, o PL 092/25, de autoria da vereadora Roberta Lopes (PL), proíbe a realização dos blocos de rua com restrições. Um dos representantes do movimento afirma que essas medidas vão impactar de forma negativa a folia de momo no município.

“Nossa manifestação tem o objetivo de alertar os vereadores e apoiadores de Juiz de Fora sobre os prejuízos que o projeto de lei em tramitação vai trazer para o Carnaval. Ele praticamente extingue o Carnaval de rua, afetando blocos do calçadão, bairros e praças. O projeto dificulta a continuidade dessa manifestação cultural e popular. Os blocos se sentem prejudicados e temem o impacto econômico, que atinge costureiras, ambulantes, malharias, bares e restaurantes, já que muitos dependem do Carnaval para garantir renda nesse período”, explica Nelson Junior.

Em nota para a Itatiaia, a assessoria da vereadora informou que o projeto foi idealizado em resposta a várias denúncias recebidas de moradores idosos, pais de crianças autistas, deficientes e outras pessoas incomodadas com os blocos de rua em frente às casas onde moram.

Sobre a manifestação, segundo a nota, a vereadora entende que faz parte do processo democrático.

Ouça a matéria de Joubertt Telles.

Leia também

Joubertt Telles é graduado em jornalismo pelo Centro Universitário Estácio Juiz de Fora, em 2010, e possui curso de Processo de Comunicação e Comunicação Institucional pela Fundação Getúlio Vargas. Trabalha na Itatiaia Juiz de Fora desde 2016, como repórter e apresentação. Prêmio Sindicomércio de Jornalismo 2017, na categoria rádio. Prêmios do Instituto Cultura do Samba como destaque do jornalismo local, em 2016 e 2017. Já atuou na Rádio Globo Juiz de Fora, TVE e Diário Regional, além de ter desempenhado função de assessor parlamentar na Câmara Municipal de Juiz de Fora.
Mayara Fernandes é natural de Juiz de Fora, graduanda em jornalismo pela Faculdade de Comunicação da UFJF. Gosta de ver filmes e ler livros. Estágiaria Web e Design Gráfico em Juiz de Fora desde abril de 2024.