Representantes de mais de 80 entidades de blocos de carnaval de Juiz de Fora realizam uma manifestação contra um Projeto de Lei que tramita na Câmara Municipal, o qual visa restringir a organização e o desfile das agremiações. O ato será nesta terça-feira (20), a partir das 16h, em frente à sede do Legislativo Municipal, no Centro.
Conforme os organizadores, o PL 092/25, de autoria da vereadora Roberta Lopes (PL), proíbe a realização dos blocos de rua com restrições. Um dos representantes do movimento afirma que essas medidas vão impactar de forma negativa a folia de momo no município.
“Nossa manifestação tem o objetivo de alertar os vereadores e apoiadores de Juiz de Fora sobre os prejuízos que o projeto de lei em tramitação vai trazer para o Carnaval. Ele praticamente extingue o Carnaval de rua, afetando blocos do calçadão, bairros e praças. O projeto dificulta a continuidade dessa manifestação cultural e popular. Os blocos se sentem prejudicados e temem o impacto econômico, que atinge costureiras, ambulantes, malharias, bares e restaurantes, já que muitos dependem do Carnaval para garantir renda nesse período”, explica Nelson Junior.
Em nota para a Itatiaia, a assessoria da vereadora informou que o projeto foi idealizado em resposta a várias denúncias recebidas de moradores idosos, pais de crianças autistas, deficientes e outras pessoas incomodadas com os blocos de rua em frente às casas onde moram.
Sobre a manifestação, segundo a nota, a vereadora entende que faz parte do processo democrático.
Ouça a matéria de Joubertt Telles.