O Parque do Museu Mariano Procópio, de Juiz de Fora, recebe neste domingo (18), um evento de conscientização sobre a
A ação reforça a pauta do Dia Mundial da Hipertensão e oferece à comunidade informações sobre a doença, que afeta mais de 30 milhões de brasileiros, segundo dados do Ministério da Saúde.
Estudantes e professores dos cursos de Fisioterapia e Nutrição realizam sessões de alongamento, orientações sobre combate ao sedentarismo, além de pesagem, cálculo de índice de massa corporal (IMC), medição de circunferências da cintura e do quadril, orientação nutricional, explicações sobre alimentação saudável e esclarecimento de dúvidas.
O que é hipertensão arterial?
De acordo com o médico cardiologista e conselheiro administrativo da Sociedade Brasileira de Cardiologia, Weimar Barroso, a hipertensão arterial é caracterizada pelo aumento da pressão do sangue dentro dos vasos sanguíneos em valores danosos à saúde.
A pressão arterial considerada ideal deve ser 12 por 8, ou seja, 120 mm de pressão sistólica (pressão máxima) e 80 de pressão diastólica (pressão mínima). Segundo o cardiologista, a hipertensão acontece quando a pressão é maior ou igual a 140 por 90. Números entre 130 por 85 e 140 por 90 são considerados como pré-hipertensão.
Como previnir?
De acordo com o Ministério da Saúde, além dos medicamentos disponíveis atualmente, é imprescindível adotar um estilo de vida saudável:
- Manter o peso adequado, se necessário, mudando hábitos alimentares;
- Não abusar do sal, utilizando outros temperos que ressaltam o sabor dos alimentos;
- Praticar atividade física regular;
- Aproveitar momentos de lazer;
- Abandonar o fumo;
- Moderar o consumo de álcool;
- Evitar alimentos gordurosos;
- Controlar o diabetes.
* Escrita por Mayara Fernandes sob supervisão de Roberta Oliveira