O projeto Moradores Educação, realizado pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), lança um filme documentário e uma exposição sobre a Escola Estadual Sebastião Patrus de Souza, no bairro Santa Terezinha, em Juiz de Fora.
O evento ocorre nesta terça-feira (13), às 19h, no pátio da escola. A programação é gratuita e aberta ao público.
De caráter cultural e educativo, o projeto busca resgatar e registrar as memórias afetivas de comunidades escolares, transformando as escolas em espaços de pertencimento e valorização da identidade cultural. A iniciativa vai percorrer oito escolas estaduais em diferentes regiões de Minas Gerais até 2026. Desta vez, a ação será realizada na Escola Estadual Sebastião Patrus de Souza.
Em entrevista à Itatiaia, o fundador da iniciativa, Gustavo Nolasco, explicou a motivação para a escolha da instituição: “A escolha da escola partiu de uma divisão estratégica de Minas em oito regiões, feita pelo MPMG, para ampliar o alcance das ações no estado. Com base nessa divisão, a SEE-MG indicou três escolas em Juiz de Fora para visita.”
Segundo ele, após avaliar a realidade de cada uma, a escolhida foi a do bairro Santa Terezinha “pela forte ligação com a comunidade e pela importância histórica. A decisão foi acertada: vivenciamos momentos marcantes com alunos, professores, ex-alunos e moradores, reforçando o papel fundamental da escola na formação de gerações em Juiz de Fora.”
Ouça a íntegra da participação do fundador e coordenador do projeto Moradores Educação, Gustavo Nolasco, no Itatiaia Entrevista.