Ouvindo...

Projeto do Ministério Público lança documentário sobre escola de Juiz de Fora

‘Moradores Educação’ busca registrar as memórias afetivas de comunidades escolares em espaços de pertencimento

Projeto Moradores Educação em Juiz de Fora

O projeto Moradores Educação, realizado pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), lança um filme documentário e uma exposição sobre a Escola Estadual Sebastião Patrus de Souza, no bairro Santa Terezinha, em Juiz de Fora.

O evento ocorre nesta terça-feira (13), às 19h, no pátio da escola. A programação é gratuita e aberta ao público.

De caráter cultural e educativo, o projeto busca resgatar e registrar as memórias afetivas de comunidades escolares, transformando as escolas em espaços de pertencimento e valorização da identidade cultural. A iniciativa vai percorrer oito escolas estaduais em diferentes regiões de Minas Gerais até 2026. Desta vez, a ação será realizada na Escola Estadual Sebastião Patrus de Souza.

Em entrevista à Itatiaia, o fundador da iniciativa, Gustavo Nolasco, explicou a motivação para a escolha da instituição: “A escolha da escola partiu de uma divisão estratégica de Minas em oito regiões, feita pelo MPMG, para ampliar o alcance das ações no estado. Com base nessa divisão, a SEE-MG indicou três escolas em Juiz de Fora para visita.”

Segundo ele, após avaliar a realidade de cada uma, a escolhida foi a do bairro Santa Terezinha “pela forte ligação com a comunidade e pela importância histórica. A decisão foi acertada: vivenciamos momentos marcantes com alunos, professores, ex-alunos e moradores, reforçando o papel fundamental da escola na formação de gerações em Juiz de Fora.”

Ouça a íntegra da participação do fundador e coordenador do projeto Moradores Educação, Gustavo Nolasco, no Itatiaia Entrevista.

Leia também

Désia Souza é jornalista pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), onde também cursou pós graduação em “Mídia e Cidadania” e mestrado em “Comunicação e Poder”. É coordenadora de jornalismo na Itatiaia Juiz de fora, onde também atua como âncora e repórter.
Mayara Fernandes é natural de Juiz de Fora, graduanda em jornalismo pela Faculdade de Comunicação da UFJF. Gosta de ver filmes e ler livros. Estágiaria Web e Design Gráfico em Juiz de Fora desde abril de 2024.