Ouvindo...

‘O Câncer Não Espera!': PROAMOL oferece apoio a pacientes oncológicos em JF

A coordenadora do projeto detalha os desafios enfrentados durante o tratamento da doença

“O Câncer Não Espera!” Sob esse mote, foi lançado, recentemente, em Juiz de Fora o PROAMOL, um projeto de Amparo Oncológico Legal e gratuito que fomenta políticas públicas para pessoas com câncer, por meio de apoio jurídico, emocional e de cuidados essenciais.

O PROAMOL visa oferecer apoio jurídico a pessoas diagnosticadas com neoplasia maligna, assegurando que conheçam os direitos e recebam o acolhimento necessário durante o tratamento.

A mensagem central do projeto é: o câncer não espera, com foco em apoiar e ajudar os diagnosticados com câncer, mas também os familiares, oferecendo o suporte necessário.

Em entrevista à Itatiaia, a advogada e uma das coordenadoras do projeto, Ana Carolina Maciel, detalha os principais problemas que podem ocorrer ao longo do tratamento. “O principal problema é a negativa dos planos de saúde em cobrir os tratamentos como quimioterapia e exames, o que exige ações judiciais. Além disso, muitos desconhecem direitos como a isenção do imposto de renda, que têm ao ser diagnosticados com câncer”.

Ouça a íntegra da coordenadora do PROAMOL, Ana Carolina Maciel, no Itatiaia Entrevista.

Leia também

Désia Souza é jornalista pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), onde também cursou pós graduação em “Mídia e Cidadania” e mestrado em “Comunicação e Poder”. É coordenadora de jornalismo na Itatiaia Juiz de fora, onde também atua como âncora e repórter.
Mayara Fernandes é natural de Juiz de Fora, graduanda em jornalismo pela Faculdade de Comunicação da UFJF. Gosta de ver filmes e ler livros. Estágiaria Web e Design Gráfico em Juiz de Fora desde abril de 2024.