Ouvindo...

Agentes visitam sete bairros no combate ao Aedes aegypti em Juiz de Fora

Devido ao feriado do Dia Mundial do trabalho, as equipes visitam cinco regiões até esta quarta (30)

Devido ao Dia Mundial do Trabalho, que este ano será na quinta-feira (1º), os agentes de endemia realizam, até esta quarta (30), ações de combate ao Aedes aegypti em sete bairros de cinco regiões de Juiz de Fora. O mosquito é transmissor da dengue, zika, febre amarela e chikungunya.

Um idoso foi a primeira morte confirmada por dengue em 2025 e outras duas seguem em investigação.

Conforme o cronograma definido pela Subsecretaria de Vigilância em Saúde, da Secretaria de Saúde (SS), serão visitados, nesta semana, os bairros:

  • Região Oeste: Santana (parte alta) e São Pedro;
  • Região Sul: São Geraldo e Ipiranga;
  • Região Central: Paineiras;
  • Região Leste: Alto Santa Rita;
  • Região Nordeste: Parque Independência;

Conforme a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), até a atualização desta segunda-feira (28), Juiz de Fora teve 556 casos confirmados e 1.658 prováveis por dengue. Além disso, foram 64 casos confirmados de chikungunya e 70 prováveis. Não houve registros de zika, conforme o Painel de Monitoramento das Arboviroses.

Orientações sobre as visitas

De acordo com a Prefeitura de Juiz de Fora, durante as visitas, sempre acompanhado pelo responsável do imóvel, o agende de combate às endemias vai orientar e avaliar as situações de risco, remanejando e/ou eliminando possíveis criadouros e tratando com larvicida os que não puderem ser eliminados.

As visitas são feitas na parte externa e interna das residências. Ainda conforme a Secretaria Municipal de Saúde, a maioria dos focos está dentro das casas. Por isso, é importante que os moradores atendam e sigam as orientações dos agentes para o combate ao Aedes aegypti.

Como denunciar possíveis focos:

• WhatsApp, pelo número (32) 98432-4608;

• sistema JF Contra o Aedes: Orientação e Prevenção;

• e-mail dengue@pjf.mg.gov.br;

• e em qualquer um dos 11 postos do Departamento de Informação Geral e Atendimento (Diga).

* Escrita por Mayara Fernandes sob supervisão de Roberta Oliveira

Leia também

Mayara Fernandes é natural de Juiz de Fora, graduanda em jornalismo pela Faculdade de Comunicação da UFJF. Gosta de ver filmes e ler livros. Estágiaria Web e Design Gráfico em Juiz de Fora desde abril de 2024.