A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realiza o “Fórum de Prefeitos: Parcerias para o Desenvolvimento Municipal” nesta sexta-feira (25), das 9h até 17h.
O evento reúne os prefeitos da Zona da Mata para fortalecer parcerias entre a Universidade e os municípios, além da colaboração nas áreas de ensino, pesquisa, extensão, inovação, cultura e gestão para o desenvolvimento regional.
Este é o segundo encontro com prefeitos organizado pela UFJF com foco na troca de saberes.
Programação
A abertura conta com a participação da reitora da instituição, Girlene Alves, e da prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão (PT), às 9h, no Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM).
O evento também será dividido em duas partes. Pela manhã, haverá dois painéis sobre parcerias e convênios. No primeiro, pró-reitores apresentam possibilidades de parcerias institucionais e apoios técnicos em diversas áreas.
Em seguida, a Coordenação de Convênios e a Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Fadep) orientam sobre como formalizar parcerias institucionais, incluindo os procedimentos para celebração de convênios, termos de cooperação e apoio. Finalizando a manhã, os participantes farão uma visita ao Memorial da República Presidente Itamar Franco.
Já na parte da tarde, o evento será retomado a partir das 14h, no Anfiteatro das Pró-Reitorias, no Campus da UFJF. No primeiro painel, professores e coordenadores apresentarão iniciativas desenvolvidas pela instituição em parceria com municípios, destacando experiências, resultados e possibilidades de colaborações futuras. Neste momento, os prefeitos também participam com relatos de parcerias já realizadas.
Ainda nesse período, a mesa-redonda “Desafios e oportunidades para os municípios e a UFJF”, com início às 16h, será um debate aberto entre prefeitos, gestores e representantes das unidades acadêmicas, com o intuito de apresentar os principais desafios enfrentados pelos municípios e discutir possíveis soluções em parceria com a Universidade.
No encerramento da programação, a pró-reitora de Extensão e organizadora do evento, Érika Andrade, apresentará os caminhos para formalização de parcerias estratégicas voltadas ao crescimento regional. O objetivo é impulsionar as gestões municipais e o desenvolvimento universitário. Após o encerramento, os participantes também farão uma visita guiada pelo Campus da UFJF, utilizando o ônibus movido a biodiesel.
* Escrita por Mayara Fernandes sob supervisão de Roberta Oliveir