Até sexta-feira (25), os agentes de endemia estarão em dez bairros de cinco regiões de Juiz de Fora para ações de combate ao Aedes aegypti, mosquito que pode transmitir dengue, zika, febre amarela e chikungunya. Um idoso foi a
Conforme o cronograma definido pela Subsecretaria de Vigilância em Saúde, da Secretaria de Saúde (SS), serão visitados nesta semana os bairros:
Região Oeste: São Pedro, Nossa Senhora de Fátima e parte baixa do Bairro Santana;
Região Sul: Santa Luzia II, Ipiranga e Sagrado Coração de Jesus;
Região Norte: Cidade do Sol e Milho Branco;
Região Leste: Nossa Senhora Aparecida;
Região Nordeste: Vila Montanhesa.
Conforme a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, até a atualização desta quarta-feira (23), Juiz de Fora teve 560 casos confirmados e 1.616 prováveis por dengue. Além disso, foram 62 casos confirmados de chikungunya e 57 prováveis. Não houve registros de zika, conforme o Painel de Monitoramento das Arboviroses.
Orientações sobre as visitas
De acordo com a Prefeitura de Juiz de Fora, durante as visitas, sempre acompanhado pelo responsável do imóvel, o agende de combate às endemias vai orientar e avaliar as situações de risco, remanejando e/ou eliminando possíveis criadouros e tratando com larvicida os que não puderem ser eliminados.
As visitas são feitas na parte externa e interna das residências. Ainda conforme a Secretaria Municipal de Saúde, a maioria dos focos está dentro das casas. Por isso, é importante que os moradores atendam e sigam as orientações dos agentes para o combate ao Aedes aegypti.
Como denunciar possíveis focos:
- WhatsApp, pelo número (32) 98432-4608;
- sistema JF Contra o Aedes: Orientação e Prevenção;
- e-mail dengue@pjf.mg.gov.br;
- e em qualquer um dos 11 postos do Departamento de Informação Geral e Atendimento (Diga).