As 91 paróquias dos 37 municípios da Arquidiocese de Juiz de Fora celebram a Páscoa neste domingo (20). A data marca o encerramento das solenidades da Semana Santa. O Arcebispo Metropolitano Dom Gil Antônio Moreira preside às 10h, a missa na Igreja da Glória.
As cerimônias ao longo do dia proclamam a Ressurreição do Cristo Salvador, a reafirmação da fé que é o centro da Igreja Católica, como explica Padre Tarcísio Monay, pároco da Paróquia São Geraldo, no Bairro Teixeiras, em Juiz de Fora.
“O domingo da Páscoa é o primeiro dia da ressurreição do Senhor Jesus. Ressuscitou o terceiro dia, torna-se o primeiro pra gente nessa caminhada. É o ápice de toda nossa fé, porque a nossa vida é marcada pelo Cristo Jesus, que venceu o pecado e a morte, uma vez por todas. Então a Páscoa, ela determina a nossa espiritualidade, o nosso caminhar para o Senhor Deus. Por isso, é o momento mais importante da nossa vida de fé. Por isso, celebremos com alegria essa Páscoa, essa passagem daquilo que era o pecado, a morte, para a vida e a eternidade, para a vida em Cristo Jesus. Juntos nós celebramos esse grande amor do Cristo por cada um de nós”.
Desde a madrugada, as paróquias iniciaram missas para festejar a vitória de Cristo sobre o pecado e sobre a morte. Também estão previstos lanches partilhados e procissões.