A Quinta-feira Santa (17) marca o início do Tríduo Pascal, na missa da Ceia do Senhor. De acordo com a Arquidiocese de Juiz de Fora, são três dias que recordam os momentos mais importantes da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. Considerado o principal momento da Semana Santa e eixo central da fé cristã, termina nas vésperas do Domingo de Páscoa.
"À noite iniciamos o Tríduo Pascal, é o dia da instituição da Eucaristia, do mandamento novo e do sacerdócio ministerial. Então Jesus quis ficar presente sob a espécie do pão e do vinho, e pediu que nós fizéssemos isso em sua memória, que nos deu o mandamento do amor, com o grande gesto do lava pés, Instituiu o sacerdócio ministerial para que assim o mundo não fique sem a Eucaristia, os padres celebram in persona Christi e o grande gesto do lava pés, do serviço, da doação”, explicou à Itatiaia o formador da Comunidade de Teologia do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio, Padre José Domício Ferreira da Silva.
Ao final da Missa da Ceia do Senhor, realiza-se a Procissão do Translado do Santíssimo Sacramento, conduzido do altar-mor para uma capela. As celebrações continuam na Sexta-feira Santa e no Sábado Santo. Padre José Domício incentiva os católicos a mergulharem na intensidade da reflexão destas solenidades.
“Que nós possamos viver intensamente o Tríduo Pascal, com o início na Quinta-feira, temos a Sexta-feira da Paixão, o Sábado Santo, a grande Vigília Pascal, a maior de todas as vigílias. E que, no Domingo da Páscoa, possamos cantar a grande vitória da vida sobre a morte. Que possamos viver intensamente este tempo da graça de Deus em nossas vidas”, afirmou.
Na Catedral Metropolitana, às 15h, será celebrado o Lava-pés da catequese no salão paroquial e às 19h, a Missa do Lava-pés, seguida do translado do Santíssimo Sacramento. Confira a programação no