A Quarta-feira Santa (16) será marcada por uma programação diversificada nas paróquias de Juiz de Fora e dos municípios do território da Arquidiocese.
Entre os momentos fortes de espiritualidade, reflexão e tradição, várias paróquias vão celebrar o tradicional Ofício de Trevas. A cerimônia, tem início com um candelabro contendo 15 velas acesas, representando os apóstolos e as Marias que acompanharam Jesus durante a Paixão. Ao longo da celebração, enquanto os salmos são entoados, as velas são apagadas uma de cada vez, restando apenas uma luz acesa ao final, símbolo da esperança e da ressurreição.
O Arcebispo Metropolitano Dom Gil Antônio Moreira preside missa às 18h30 na Matriz da Paróquia São Mateus. Em seguida, às 19h30, começa o Ofício de Trevas.
A cerimônia será realizada partir das 17h30 no Santuário Eucarístico Cenáculo São João Evangelista, no Centro. Ainda em Juiz de Fora, começa às 19h, na Igreja da Glória; na Paróquia Santuário Sagrado Coração de Jesus, no Bairu e, a partir das 19h30, começa o Ofício de Trevas na Paróquia Nossa Senhora da Assunção, em Paula Lima e na Quase Paróquia Santa Maria Eterna, em Humaitá.
No território arquidiocesano, o Ofício de Trevas será celebrado às 19h, na Matrizes das Paróquias Santo Antônio, em Goianá; Nossa Senhora da Conceição, em Rio Novo e a partir das 20h, na Matriz da Paróquia Sant’Ana em Santana do Garambéu.
A Catedral Metropolitana de Juiz de Fora terá Via-sacra externa com a Catequese, a partir das 19h. Outras comunidades realizam as Procissões do Encontro, que relembram o caminho de Jesus rumo ao Calvário e o emocionante encontro entre Cristo e sua Mãe, Maria e ainda missas com Unção dos Enfermos.
A programação completa da Quarta-feira Santa está no