Na Segunda-feira Santa (14), os católicos celebram os mistérios da Salvação, cumpridos por Jesus Cristo nos últimos dias de vida.
As programações variam porque cada paróquia possui tradições específicas. Estão previstas procissões do Depósito das imagens de Nossa Senhora das Dores ou do Senhor dos Passos; vias sacras, celebrações penitenciais, orações do terço, meditação das Dores de Maria e missas dos enfermos.
Em Juiz de Fora, a Catedral Metropolitana, no Centro, terá missas às 12h e 19h, depois, procissão do translado de Nossa Senhora para a Igreja São Sebastião.
Na Paróquia Nossa Senhora da Glória, às 19h, haverá Meditação Penitencial na Igreja da Glória. E entre 18h às 21h, atendimento de confissões.
Na Paróquia Nossa Senhora das Estradas, em Igrejinha, às 19h, estão previstos terços nas casas onde estão as imagens do Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores, em Valadares. E no mesmo horário, Terço das mães que oram pelos filhos, seguida da procissão do depósito de Nossa Senhora das Dores para Vila São José.
Na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, no Francisco Bernardino, às 18h, começa o Terço dos Homens e das Mães que Oram pelos Filhos, na Comunidade Nossa Senhora do Carmo. Às 19h, haverá celebração na Comunidade Nossa Senhora do Carmo. Em seguida, Procissão do Depósito com a imagem de Nossa Senhora das Dores junto à Comunidade Nossa Senhora Aparecida
Haverá procissão do Depósito da imagem do Senhor dos Passos às 19h, na Paróquia Sant’Ana em Vila Ideal, depois da confissão comunitária na Matriz; na Paróquia Santa Cruz, no Bandeirantes e na Paróquia Santa Luzia, a imagem será levada para a Matriz
Em Santa Terezinha, as meditações das dores de Maria serão realizadas na Matriz e nas comunidades Nossa Senhora das Graças e Mãe Peregrina às 19h.
A programação completa da Segunda-feira Santa está no site da Arquidiocese de Juiz de Fora.