Neste fim de semana, a Festa da Cerveja Mineira movimenta Juiz de Fora, com a mistura de gastronomia, bebidas e música no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio.
O evento é uma das demonstrações da força do mercado das cervejarias artesanais na busca pelo protagonismo na economia local. A Manchester Mineira perdeu a força das indústrias, precisou se reinventar e encontrou um caminho que une pesquisa, técnica e a procura pelo sabor que agrade diferentes públicos.
Semana da Cerveja Mineira deve reunir 30 mil pessoas em Juiz de Fora Mais de 60 cervejarias disputam Concurso Mineiro da Cerveja em Juiz de Fora
Entre 2018 e 2022, o número de cervejarias registradas dobrou, passando de 15 para 30. O setor conquistou o status de Arranjo Produtivo Local (APL) e propostas como as Praças Cervejeiras divulgam os produtos oferecendo lazer à população. E como a união faz a força, 11 cervejeiros fundaram o Cerva Gerais, para terem melhores condições para negociar insumos.
Désia Souza conversou com os cervejeiros Mário Ângelo Sartori, Bruno Müller, Sylvio Mello sobre as expectativas para o setor. A sommelier juiz-forana Jacqueline Glauber falou sobre o potencial e a qualidade da produção local e Secretário de Inovação e Competitividade, Ignácio Delgado, destacou como este mercado recupera raízes de Juiz de Fora de olho em bons frutos - ou brindes - no futuro. Ouça na reportagem.