Ouvindo...

Semana da Cerveja Mineira deve reunir 30 mil pessoas em Juiz de Fora

Programação, que reúne três eventos, será realizada até domingo (13)

Começa nesta segunda (7) e vai até domingo (13) em Juiz de Fora a Semana da Cerveja Mineira. Os organizadores destacaram que 60 cervejarias de 24 municípios de Minas Gerais participam do evento, que deve reunir 30 mil pessoas. A injeção na economia local deve ser de R$ 2 milhões, segundo expectativa da Associação das Cervejarias da Zona da Mata Mineira (Unicerva).

João Cléber Gonçalves, que é um dos organizadores do evento, destaca que serão três grandes eventos distribuídos ao longo da Semana da Cerveja Mineira. O primeiro é um concurso.

A etapa irá acontecer nas estalagens da Igreja da Glória. Ele vai estar avaliando as melhores cervejas do estado de Minas Gerais. Então, estamos com representatividade em todas as regiões do nosso estado. É um marco muito importante. O resultado desse concurso será apresentado no palco principal do festival no dia 10 de abril”.

A programação também tem uma Feira Tecnológica. Segundo João Cléber Gonçalves, o espaço para trocas de experiências e networking entre os cervejeiros.

“Vamos ter 15 empresas do ecossistema cervejeiro, e de algumas coisas ligadas à indústria e também à rede de ensino, que são instituições que formam profissionais dentro da área. A gente vai ter uma tenda, onde vão ser realizadas palestras, workshops, rodadas de negócios, entre cervejarias profissionais da área e as empresas desse ecossistema”.

E claro que uma semana tão importante, não poderia ser concluída sem uma grande celebração, como explica João Cléber Gonçalves.

“Por último, e a grande cereja do bolo dessa festa: o Festival Cervejeiro. Serão 40 cervejarias expondo dentro do mesmo ambiente, com bastante música, uma agenda musical muito bem escolhida, para que haja atração de público. E todo o evento é gratuito ao público, e com isso a gente vai estar disponibilizando um nível de entrega muito legal”.

Juiz de Fora no cenário cervejeiro

O município está entre os principais polos cervejeiros de Minas Gerais, com produção local, agregada ao valor histórico e à localização geográfica favorável, como analisa João Cleber Gonçalves.

Pesquisas e vários órgãos já reconheceram Juiz de Fora como um polo cervejeiro de grande representatividade. Nós temos hoje mais de 20 cervejarias. Dentro do estado, a gente está muito próximo ao polo de Nova Lima e BH, que é o grande que é a grande centro. Também as primeiras cervejarias do estado estão aqui, a gente tem um fator histórico muito importante nesse sentido. E economicamente nós estamos posicionado numa cidade que é centro de deslocamento logístico entre as principais capitais do Brasil. O somatório coloca o Juiz de Fora com grande grande importância no mercado cervejeiro”.

Programação completa:

  • Quinta (10/4) - Acoustic N’ Roll / DJ MCastro
  • Sexta (11/4) - Onze:20 / Disk / DJ Marcela Conte
  • Sábado (12/4) - Só Parent / Zona Blue / Rockstory / Briza / DJ Dan Brandão
  • Domingo (13/04) - Alessandra Crispim / Muvuka / DJ Muller
  • Concurso Mineiro da Cerveja: julgamento de 7 a 9 de abril, na Igreja de Nossa Senhora da Glória; premiação 10 de abril, no estacionamento do Estádio Municipal
  • Feira Tecnológica da Cerveja: 10 a 12 de abril, no estacionamento do Estádio Municipal
  • Festival da Cerveja Mineira: 10 a 13 de abril, no estacionamento do Estádio Municipal. Entrada Franca.

Leia também

Désia Souza é jornalista pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), onde também cursou pós graduação em “Mídia e Cidadania” e mestrado em “Comunicação e Poder”. É coordenadora de jornalismo na Itatiaia Juiz de fora, onde também atua como âncora e repórter.
Natural de Juiz de Fora, jornalista com graduação e mestrado pela Faculdade de Comunicação da UFJF. Experiência anterior em Rádio, TV e Internet. Gosta de esporte, filmes e livros. Editora Web em Juiz de Fora desde 2023.