Celebrado com procissões e com ruas enfeitadas, o Domingo de Ramos marca o começo da Semana Santa para os católicos e lembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, aclamado pelos judeus.
De acordo com o Padre Expedito Lopes de Castro, Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Dores, no Bairro Grama, em Juiz de Fora, os ramos abençoados neste domingo (13) são o sinal da vitória da vida sobre a morte e o pecado. O padre acrescenta que, representam também a celebração daqueles que reconhecem Jesus como o Rei da Paz.
“O Domingo de Ramos é o portal da Semana Santa, onde revivemos a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, aclamado como Rei e Messias. A procissão com ramos não é apenas um gesto simbólico, mas uma memória viva. Carregamos palmas e oliveiras, como aqueles que gritaram. Reconhecendo em Jesus o humilde Rei da Paz montado num jumentinho.”
O Pároco destaca que as celebrações do Domingo de Ramos tem várias mensagens, pois apesar de ter sido aclamado como rei pela população de Jerusalém, Jesus trazia uma mensagem de humildade e paz. Os acontecimentos iniciados a partir desta semana levaram à crucificação de Jesus dias depois, mostrando que a vida, como os ramos é efêmera.
“A celebração une alegria e solenidade. Dos ramos erguidos a leitura da paixão de Cristo é um lembrete de que sua glória passa pela cruz e que nossa vida, como os ramos, é efêmera, mas seu amor é eterno. Que os ramos que carregamos inspirem conversão autêntica, serviço humilde, coragem. Para abraçar as cruzes cotidianas e esperança na ressurreição. Maria, que acompanhou Jesus até o calvário, nos ensine a perseverar. Que esta semana santa renove nossa fé. Cristo vive. Uma santa e abençoada jornada a todos.”
De acordo com o Padre Expedito Lopes de Castro, após a Santa Missa, os ramos são colocados nas casas, enfeitam os crucifixos como símbolo de Jesus ressuscitado entrando nos lares.
- Confira a programação das celebrações do Domingo de Ramos nas paróquias da Arquidiocese de Juiz de Fora.