Ouvindo...

Juiz de Fora registra ventos de 98,6 km durante chuva com queda de granizo

Defesa Civil registrou ocorrências e Cemig tem equipes nas ruas para restabelecer serviço em locais afetados

Granizo acumulado na porta da sede do Samu/Cisdeste em Juiz de Fora

Uma forte pancada de chuva, com queda de granizo e ventos de quase 100 km/h causaram transtornos em Juiz de Fora na tarde desta quinta-feira (10).

Ainda conforme a subsecretaria, foram registrados 49,3 mm de chuva na região Leste e 33,81 mm na região Norte. A velocidade dos ventos chegou a 98,6 km/h.

Em publicação no fim da tarde, a Defesa Civil avisou sobre alerta de chuvas intensas até 9h de sexta-feira (11). Em caso de emergência, acionar o 199 ou o Corpo de Bombeiros, no 193.

Granizo no Samu

Na sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-Cisdeste), na Rua Coronel Vidal, no São Dimas, houve queda de granizo, sem causar dano ao serviço de emergência ( assista ao vídeo).

Moradores de bairros da Zona Sul também registraram granizo.

Ocorrências por causa da chuva

De acordo com a Defesa Civil, foram registradas 19 ocorrências até 18h30. A região mais afetada foi a Nordeste. E o tipo mais registrado foi destelhamento.

Entre as ocorrências, estavam três destelhamentos parciais no bairro Granjas Betânia; uma ocorrência de enxurrada no Santa Luzia; a queda de uma árvore em uma residência na Rua Pitangui, no Nossa Senhora das Graças; uma queda de árvore no bairro Nova Gramado; uma ocorrência de alagamento no bairro Marilândia; e um desabamento parcial de edificação no Jardim Casablanca; uma queda de árvore em edificação e um destelhamento total no São Mateus.

A Itatiaia recebeu informações de que caiu uma árvore na Garganta do Dilermando e uma em Santa Terezinha, perto da Delegacia da Polícia Civil. Na região do bairro Grama, moradores estão sem energia.

Um galho caiu na Avenida Rio Branco, próximo ao cruzamento com a Rua Santa Rita, no Centro.

Atendimentos da Cemig

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) registrou ocorrências na rede elétrica verificadas, principalmente, na região central e na região do bairro São Pedro. Cerca de 80 profissionais já estão atuando para o restabelecimento de energia para os clientes afetados o mais breve possível.

Devido à força do vento, foram registradas quedas de árvores e, também, objetos e galhos lançados em direção ao cabeamento da empresa, que acabaram provocando danos à rede elétrica. As principais regiões afetadas foram a Norte, Central e bairros da Cidade Alta.

Os trabalhos permanecerão ao longo das próximas horas, de maneira que o retorno no fornecimento de energia nos locais afetados se dará de forma gradativa.

Leia também

Natural de Juiz de Fora, jornalista com graduação e mestrado pela Faculdade de Comunicação da UFJF. Experiência anterior em Rádio, TV e Internet. Gosta de esporte, filmes e livros. Editora Web em Juiz de Fora desde 2023.