Ouvindo...

Prefeitura de Juiz de Fora anuncia etapas da implantação da Jornada de 30h

Mudança terá cronograma em três fases e será concluída ainda no 1º semestre de 2025

Prédio sede da Prefeitura de Juiz de Fora

A jornada de 30h de trabalho na Prefeitura de Juiz de Fora entra em vigor na próxima segunda-feira (7). A implantação do turno único de 6h diárias, entre 7h e 19h, para os servidores municipais, será gradual em três fases.

As próximas etapas serão em maio e junho para funções que demandam maior tempo para programar as escalas em consonância com o atendimento necessário à população.

“7 de abril, 1º de maio e 1º de junho, ainda no primeiro semestre estaremos com 100% da jornada de 30h implantada na Prefeitura de Juiz de Fora. Uma demanda histórica do servidor municipal”, afirmou o Secretário de Recursos Humanos, Matheus Jacometti, em vídeo divulgado nas redes sociais.

De acordo com a Prefeitura, a primeira etapa será para secretárias e secretários escolares e funcionários administrativos que não exercem cargos de chefia, assessoramento ou funções gratificadas. Neste caso, as jornadas estão sendo estabelecidas pelas respectivas secretarias, assegurando que nenhum departamento ou gabinete fique desassistido durante o expediente. O Executivo esclareceu que ajustes para situações específicas, como plantões, serão informadas, posteriormente, por secretaria.

O Secretário de Recursos Humanos explicou que, a partir de 1º de maio, a redução na escala sem afetar o salário entra em vigor para os trabalhadores das equipes operacionais: motoristas, agentes de trânsito, guardas municipais, fiscais de posturas, empregados da Empresa Municipal de Pavimentação e Urbanidades (Empav), empregados e servidores do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb) e Secretaria de Obras.

Na última etapa, os servidores e empregados da Secretaria de Saúde da Atenção Primária à Saúde (APS), da Atenção Secundária e de outros setores da Rede de Urgência e Emergência (RUE) e do Hospital de Pronto Socorro (HPS) passam a integrar a jornada de escala de 30h semanais a partir de 1º de junho.

Leia também

Leia também

Natural de Juiz de Fora, jornalista com graduação e mestrado pela Faculdade de Comunicação da UFJF. Experiência anterior em Rádio, TV e Internet. Gosta de esporte, filmes e livros. Editora Web em Juiz de Fora desde 2023.