Um jovem de 24 anos foi preso durante a 2ª fase da operação Lisieux, deflagrada nesta terça-feira (17) para combater o tráfico de drogas no bairro Santa Terezinha, em Muriaé, na Zona da Mata.
Para acessar o imóvel utilizado para a comercialização de entorpecentes, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) utilizou uma retroescavadeira, por causa das barreiras erguidas para dificultar a entrada das forças de segurança.
Dentro do imóvel, foram encontrados diversos materiais utilizados no fracionamento e embalagem de drogas. O suspeito foi encontrado em outra residência, no mesmo bairro.
A operação, coordenada pelo delegado Tayrony Espíndola, contou com a participação de policiais da 4ª Delegacia Regional em Muriaé, além de equipes de Ubá (MG), Leopoldina (MG) e Viçosa (MG), e o apoio da Coordenação de Operações com Cães (COC).
As investigações prosseguem para identificar e localizar outros envolvidos na atividade criminosa.
Início da operação
A ação iniciou em 11 de dezembro de 2024, quando a PCMG realizou diversos levantamentos na região, que culminou na apreensão de armas, drogas e veículos, assim como na prisão de quatro suspeitos, incluindo um dos líderes do tráfico local.
Durante a primeira fase, os policiais também enfrentaram dificuldades para acessar pontos de venda de drogas fortificados por estruturas de segurança reforçadas.
Além disso, o nome da operação faz referência à cidade francesa de Lisieux, onde Santa Teresinha viveu e foi sepultada.