Ouvindo...

“Doação salva mais de quatro vidas”: Hemominas alerta para queda no estoque de sangue

Assistente social do Hemocentro de Juiz de Fora informou que número de doadores caiu 40% em janeiro

Férias e carnaval são períodos que podem afetar no estoque de sangue unidade da Hemominas Regional de Juiz de Fora. E isso pode impactar no trabalho de distribuição de sangue para hospitais da região.

Em entrevista à Itatiaia, Thaysi Melo, assistente social do setor de captação do Hemocentro de Juiz de Fora, relata que a organização distribui, em média, 4 mil bolsas de hemocomponentes por mês. E é necessário um fluxo diário de cerca de 150 a 170 doadores para atender à demanda. Porém, em janeiro, o número de doações caiu para, em média, 90 por dia, uma redução de 40% nas doações.

Ouça a íntegra da participação da assistente social do setor de captação do Hemocentro Regional de Juiz de Fora, Thaysi Melo, no Itatiaia Entrevista.

Como e onde doar sangue na região

A sugestão é agendar o atendimento pelo App MG Cidadão ou pelo site da Hemominas.

Em Juiz de Fora, a Hemominas funciona na esquina da Rua Barão de Cataguases com Avenida Rio Branco ao lado do Mergulhão.

Na Zona da Mata, há Postos Avançados de Coleta Externa em Leopoldina, Muriaé e Viçosa. Além Paraíba conta com uma unidade de coleta e transfusão. No Campo das Vertentes, há um Hemonúcleo em São João del-Rei e um Posto Avançado de Coleta Externa em Barbacena.

Critérios para doar sangue

  • Estar em boas condições de saúde;
  • Ter entre 16 e 69 anos: jovens de 16 e 17 anos podem doar, acompanhados pelo responsável legal ou portando autorização. A partir de 61 anos, o candidato precisa comprovar a realização de pelo menos uma doação anterior;
  • Pesar mais de 50 quilos;
  • Estar alimentado - após almoço, jantar ou refeições mais gordurosas, deve-se aguardar 3h;
  • Não ingerir bebida alcoólica 12h antes da doação;
  • Não ter sido exposto a situação de risco para doenças transmissíveis pelo sangue;
  • Não ter tido hepatite após os 11 anos;
  • Apresentar CPF e documento de identificação oficial e original, com foto, filiação e assinatura.

* Escrita por Mayara Fernandes sob supervisão de Roberta Oliveira

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Mayara Fernandes é natural de Juiz de Fora, graduanda em jornalismo pela Faculdade de Comunicação da UFJF. Gosta de ver filmes e ler livros. Estágiaria Web e Design Gráfico em Juiz de Fora desde abril de 2024.
Márcio Santos é jornalista e locutor. Como repórter, participou de várias jornadas esportivas pela Itatiaia e também tem passagens pelas rádios CBN, Globo, Solar e jornal Tribuna de Minas.
Leia mais