As escolas de samba retornam à programação do Carnaval de Juiz de Fora neste domingo (15). Quatro agremiações se apresentam no Circuito Júlio Guedes, após o desfile do Afoxé Filhos de Oyá. Além disso, os Bacharéis do Samba se apresentam na Arena Flavinho da Juventude, na Praça da Estação.
E ainda tem blocos no Mariano Procópio, no Olavo Costa, Jardim Esperança, Vila Ideal, Floresta, Santa Luzia, Ipiranga. Na região Central, o Bloco da Garizada leva empolgação ao Circuito Zé Kodak.
Escolas de Samba no Circuito Júlio Guedes
As agremiações vão percorrer o Circuito Júlio Guedes. A concentração no Viaduto Roza Cabinda e cortejo até a Praça da Estação.
Às 19h, a abertura do desfile ficará por conta do Afoxé Filhos de Oyá. A partir das 20h, a Avenida Francisco Bernardino recebe as agremiações: Unidos do Ladeira, União das Cores, Feliz Lembrança e Mocidade Alegre de São Mateus.
Haverá uma arquibancada com capacidade para 500 pessoas, com ocupação por ordem de chegada, respeitando a preferência para idosos. Também será disponibilizada uma área exclusiva para Pessoas com Deficiência (PCD).
Já quem for acompanhar o desfile fora da arquibancada poderá curtir livremente: o acesso à avenida será gratuito, permitindo que todos aproveitem a festa de perto.
Leia também
Carnaval 2026: confira funcionamento dos serviços durante a folia em Juiz de Fora Carnaval 2026: SMU divulga esquema de trânsito para auge da folia em Juiz de Fora Carnaval 2026: previsão é de pausa na chuva durante parte da folia
Confira a programação completa:
DOMINGO (15)
12h | Ninho do Urubu – Rua Duarte de Abreu – Mariano Procópio.
13h | Lixarte – Rua da Esperança – Olavo Costa.
14h | Bloco da Garizada – Circuito Zé Kodak – Centro (Concentração no Parque Halfeld e cortejo até a Praça da Estação).
15h | Gama Folia – Rua Padre Acácio Duarte – Jardim Esperança.
16h | Unidos da Zona Sul – Rua Luiz Basílio Castor – Santa Luzia.
16h | Debochadas da Vila – Rua Altivo Halfeld – Vila Ideal.
16h | Bloco É Huma e Tá – Rua Prudente de Oliveira Sobrinho – Humaitá.
17h | Unidos do Bairro Floresta – Rua Alameda Mundo Novo – Floresta.
17h30 | Unidos do Ripi Rapi – Praça do Bairro Ipiranga.
17h30 | Show Bacharéis do Samba – Praça da Estação – Centro.
19h | Abertura do Desfile com Afoxé Filhos de Oyá (Circuito Júlio Guedes).
20h | Desfile das Escolas de Samba (Circuito Júlio Guedes) – Unidos do Ladeira, União das Cores, Feliz Lembrança e Mocidade Alegre de São Mateus.
Confira os enredos das escolas que se apresentam no domingo (14)
Unidos do Ladeira
Com o enredo “Austeridade, Competência e Amor – Tarcísio Delgado, o Ladeira canta o seu valor”, a escola leva pra nossa avenida a trajetória de Tarcísio Delgado, marcada pela simplicidade, pela política feita com afeto e pelo compromisso social que virou legado.
União das Cores
Em “A Força da Agricultura que Alimenta o Mundo”, a escola homenageia a terra abençoada, o trabalho do povo negro, dos imigrantes e de todos que fizeram do solo brasileiro um símbolo de luta, esperança e fartura. Do campo à mesa, brota a vida, florescem as cores e nasce a alegria de um país que acredita no futuro.
Feliz Lembrança
Em “Alegria dos Grandes Carnavais! Feliz Lembrança canta sua tradição. ‘Ah se eu fosse feliz’”, a agremiação que completou 87 anos em 9 de fevereiro leva para a avenida a história de cultura, identidade, tradição de uma das mais antigas agremiações de Juiz de Fora.
Mocidade Alegre do São Mateus
Em “Nos 60 anos dos desfiles em Juiz de Fora, a Mocidade Alegre celebra enredos que fizeram história”, a escola revisita grandes momentos do carnaval, homenageia artistas, crenças, culturas, territórios e personagens que ajudaram a construir essa festa tão plural e apaixonante. É lembrança que emociona, é alegria que transborda, é samba que atravessa gerações.
*Escrita por Michel Santos sob supervisão de Roberta Oliveira
Leia também
‘Brinque, extravase e pratique a solidariedade': Hemominas chama doadores antes do Carnaval 2026 Carnaval 2026: Pintinho de Ouro e Bloco do Beco são as atrações em Juiz de Fora