Uma forte chuva causou diversas ocorrências de alagamentos, deslizamento de terra e registros de pessoas ilhadas em Juiz de Fora na noite desta terça-feira (28). Os bairros mais afetados foram Monte Castelo, Milho Branco e São Pedro.
De acordo com o último boletim divulgado pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), o município registrou quase 60 mm de precipitação. Ainda segundo a instituição, a chuva teve origem em uma formação local que estacionou sobre a cidade por quase duas horas.
As equipes do Departamento Municipal de Limpeza Urbana de Juiz de Fora (Demlurb) atuaram durante a madrugada na limpeza das áreas afetadas.
Em casos de emergência, a orientação é acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 e o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Centro
No Bairro Democrata, na Rua Benjamim Guimarães, cinco pessoas ficaram ilhadas dentro de carros devido ao alagamento no trecho. O Corpo de Bombeiros foi acionado e resgatou as vítimas, que não apresentaram ferimentos. Após o resgate, equipes realizaram o monitoramento da área.
Zona Norte
No Bairro Industrial, a chuva fez o córrego Humaitá transbordar.
Além disso, no Bairro Milho Branco, houve um deslizamento de terra que atingiu a parte dos fundos de uma casa. Em outro imóvel, o solo ficou exposto após o deslizamento, aumentando o risco para a estrutura.
A Defesa Civil orientou os moradores a permanecerem fora de suas casas até a conclusão da vistoria técnica.
Outras ocorrências
No Bairro São Pedro, houve uma grande concentração de precipitação na bacia do córrego, o que causou uma inundação da Rua Feliciano Pena, no Mariano Procópio
Os locais afetados estão sendo monitorados pela Sala de Situação da Defesa Civil, com acompanhamento presencial de agentes de trânsito e da Guarda Municipal.
* Escrita por Mayara Fernandes sob supervisão de Roberta Oliveira