Ouvindo...

Inmet renova alerta de perigo de chuvas intensas para Zona da Mata e Vertentes

Alerta laranja vigora até sexta (31). Também permanece alerta de perigo potencial de chuvas intensas na região

As cidades da Zona da Mata e Campo das Vertentes ainda se recuperam das chuvas de terça-feira (28) e receberam o aviso de que o tempo permanece instável até sexta-feira (31). O Instituto Nacional de Meteorologia renovou o alerta laranja de chuvas intensas para as cidades da região, além de outras áreas de Minas Gerais. Agora o aviso segue em vigor até 10h de sexta.

Durante o período, a previsão é de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, e ventos intensos (60-100 km/h). Existe também o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Como a Itatiaia divulgou, desde terça (28) está em vigor alerta amarelo de perigo potencial de chuvas intensas para Zona da Mata e Vertentes até sexta (31).

Chuvas na região

Segundo a EPR Via Mineira, há registro de chuva forte na BR-040 no trecho entre Ressaquinha e Santos Dumont. A orientação é que os motoristas adotem cuidados à direção e, em caso de dificuldade de visibilidade, parem em local seguro e esperem a chuva passar.

Juiz de Fora registrou um acumulado de 67,8 mm des chuvas nas últimas 24h. Os maiores índices pluviométricos foram nos bairros Santa Efigênia; Monte Castelo; e Chácaras Passos Del Rey. A Defesa Civil registrou dez ocorrências, sendo um desabamento parcial de edificação, quatro escorregamentos de talude e cinco alagamentos.

Os Bombeiros de Barbacena atenderam na noite de terça (28) uma ocorrência de desabamento e inundação de imóveis na Rua Professor Carlos Benjamin Gonçalves, no Bairro Boa Morte, após o rompimento parcial de um muro dos fundos entre duas residências. Nove imóveis foram inundados na região. Dois cachorros foram salvos pela Polícia Militar e pelos Bombeiros e seis pessoas se deslocaram para casas de parentes.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Joubertt Telles é graduado em jornalismo pelo Centro Universitário Estácio Juiz de Fora, em 2010, e possui curso de Processo de Comunicação e Comunicação Institucional pela Fundação Getúlio Vargas. Trabalha na Itatiaia Juiz de Fora desde 2016, como repórter e apresentação. Prêmio Sindicomércio de Jornalismo 2017, na categoria rádio. Prêmios do Instituto Cultura do Samba como destaque do jornalismo local, em 2016 e 2017. Já atuou na Rádio Globo Juiz de Fora, TVE e Diário Regional, além de ter desempenhado função de assessor parlamentar na Câmara Municipal de Juiz de Fora.
Natural de Juiz de Fora, jornalista com graduação e mestrado pela Faculdade de Comunicação da UFJF. Experiência anterior em Rádio, TV e Internet. Gosta de esporte, filmes e livros. Editora Web em Juiz de Fora desde 2023.