Visconde do Rio Branco, na Zona da Mata, entrou para a lista dos municípios de Minas Gerais que estão em situação de emergência por conta das fortes chuvas. O reconhecimento do decreto municipal do dia 10 de janeiro consta no
O decreto se refere aos danos causados durante temporal e fortes ventos na noite de 4 de janeiro. Duas pessoas ficaram desalojadas. Houve alagamentos em diversos pontos do município, danificando veículos e comércio na área central. Uma estrutura metálica atingiu a rede elétrica. O Hospital São João Batista sofreu danos materiais.
As equipes da Defesa Civil, do Departamento de Fiscalização, da Secretaria de Cultura, Agricultura e Obras além de funcionários da Energisa trabalharam durante dias para normalizar a situação, de acordo com as informações repassadas à Defesa Civil estadual.
Danos na Zona da Mata
Agora, são 18 cidades da Zona da Mata e do Campo das Vertentes na lista. Além de Visconde do Rio Branco, estão em situação de anormalidade, segundo a Defesa Civil Estadual: Argirita, Guiricema, Dom Silvério, Rio Preto, Pedra Bonita, Rochedo de Minas, Santo Antônio do Aventureiro, Recreio, Leopoldina, Sem-Peixe, Pequeri, Raul Soares, Maripá de Minas e Tocantins, na Zona da Mata e Antônio Carlos, no Campo das Vertentes.
Em quatro municípios da Zona da Mata, houve mortes: Maripá de Minas, Coronel Pacheco, Carangola e Tombos.
Defesa Civil de MG reconhece situação de emergência em mais duas cidades da Zona da Mata Inmet emite alerta amarelo de chuva intensa para BH e outras 836 cidades de MG; veja lista
Período chuvoso em Minas Gerais
Ao todo, em Minas Gerais, são 75 cidades que estão em situação de emergência por conta das chuvas. Conforme o boletim da Defesa Civil Estadual, são 3.794 pessoas que precisaram deixar suas casas e estão desabrigadas ou desalojadas.
Desde o início deste período chuvoso, iniciado no final setembro de 2024, 26 pessoas já perderam a vida no estado.