Ouvindo...

Governo de Minas Gerais reconhece situação de emergência em Visconde do Rio Branco

Das mais de 70 cidades em situação de anormalidade por causa das chuvas, 18 estão na Zona da Mata e no Campo das Vertentes

Município está em situação de emergência após chuvas no dia 4 de janeiro

Visconde do Rio Branco, na Zona da Mata, entrou para a lista dos municípios de Minas Gerais que estão em situação de emergência por conta das fortes chuvas. O reconhecimento do decreto municipal do dia 10 de janeiro consta no balanço da Defesa Civil estadual divulgado nesta quinta-feira (16).

O decreto se refere aos danos causados durante temporal e fortes ventos na noite de 4 de janeiro. Duas pessoas ficaram desalojadas. Houve alagamentos em diversos pontos do município, danificando veículos e comércio na área central. Uma estrutura metálica atingiu a rede elétrica. O Hospital São João Batista sofreu danos materiais.

As equipes da Defesa Civil, do Departamento de Fiscalização, da Secretaria de Cultura, Agricultura e Obras além de funcionários da Energisa trabalharam durante dias para normalizar a situação, de acordo com as informações repassadas à Defesa Civil estadual.

Danos na Zona da Mata

Agora, são 18 cidades da Zona da Mata e do Campo das Vertentes na lista. Além de Visconde do Rio Branco, estão em situação de anormalidade, segundo a Defesa Civil Estadual: Argirita, Guiricema, Dom Silvério, Rio Preto, Pedra Bonita, Rochedo de Minas, Santo Antônio do Aventureiro, Recreio, Leopoldina, Sem-Peixe, Pequeri, Raul Soares, Maripá de Minas e Tocantins, na Zona da Mata e Antônio Carlos, no Campo das Vertentes.

Em quatro municípios da Zona da Mata, houve mortes: Maripá de Minas, Coronel Pacheco, Carangola e Tombos.

Período chuvoso em Minas Gerais

Ao todo, em Minas Gerais, são 75 cidades que estão em situação de emergência por conta das chuvas. Conforme o boletim da Defesa Civil Estadual, são 3.794 pessoas que precisaram deixar suas casas e estão desabrigadas ou desalojadas.

Desde o início deste período chuvoso, iniciado no final setembro de 2024, 26 pessoas já perderam a vida no estado.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Joubertt Telles é graduado em jornalismo pelo Centro Universitário Estácio Juiz de Fora, em 2010, e possui curso de Processo de Comunicação e Comunicação Institucional pela Fundação Getúlio Vargas. Trabalha na Itatiaia Juiz de Fora desde 2016, como repórter e apresentação. Prêmio Sindicomércio de Jornalismo 2017, na categoria rádio. Prêmios do Instituto Cultura do Samba como destaque do jornalismo local, em 2016 e 2017. Já atuou na Rádio Globo Juiz de Fora, TVE e Diário Regional, além de ter desempenhado função de assessor parlamentar na Câmara Municipal de Juiz de Fora.
Natural de Juiz de Fora, jornalista com graduação e mestrado pela Faculdade de Comunicação da UFJF. Experiência anterior em Rádio, TV e Internet. Gosta de esporte, filmes e livros. Editora Web em Juiz de Fora desde 2023.