Ouvindo...

Mulher é indiciada por injúria racial contra idosa em Barbacena (MG)

Polícia Civil anunciou nesta sexta (10) a conclusão da investigação aberta em maio do ano passado

Vítima denunciou autora de injúrias raciais à Polícia Civil em Barbacena

Uma mulher de 46 anos foi indiciada por injúria racial contra uma idosa de 64 anos em Barbacena, no Campo das Vertentes. A denúncia foi feita após uma discussão de trânsito em meio do ano passado. O inquérito foi concluído nesta semana e enviado à Justiça. O resultado foi divulgado nesta sexta-feira (10) pela Polícia Civil.

A Polícia Civil esclarece que o crime de injúria racial está tipificado na Lei 7.716/89, que equipara a ofensa racial ao racismo e tem pena de dois a cinco anos de reclusão, além de multa. O racismo é inafiançável e imprescritível, de acordo com a Constituição Federal.

De acordo com a investigação, as ofensas ocorreram porque a idosa teve dificuldades para entrar no carro dela, por causa de problemas ortopédicos. A investigada, que estava em outro veículo, ficou impaciente e ordenou que a idosa tirasse o carro da frente, caso contrário seria atropelada. E em seguida, proferiu xingamentos raciais contra a vítima.

A idosa procurou a Polícia Civil e registrou a ocorrência. Segundo a PCMG, as equipes realizaram levantamentos, ouviram testemunhas, recolheram imagens de câmeras de segurança e perícias que levaram à identificação da suspeita. No entanto, quando isso ocorreu, o período de flagrante havia terminado. Portanto, a mulher está em liberdade.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Natural de Juiz de Fora, jornalista com graduação e mestrado pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Experiência anterior em Rádio, TV e Internet. Gosta de esporte, filmes e livros. Editora Web na Itatiaia Juiz de Fora desde 2023. Tricampeã na categoria Web/Mídias Digitais no Prêmio Oddone Prêmio Oddone Turolla de Jornalismo, do Sindicomércio JF.