Ouvindo...

Mais duas mortes em consequência da chuva são registradas na Zona da Mata em Minas Gerais

Idoso foi soterrado em Carangola. Homem é arrastado por correnteza na zona rural de Tombos.

Homem a cavalo foi arrastado pela correnteza na zona rural de Tombos (MG)

Mais duas mortes foram registradas na Zona da Mata entre quarta (8) e quinta-feiras (9). Um idoso não resistiu ao ser soterrado em um deslizamento de terra em Carangola, onde a chuva superou 100 mm. Um homem foi levado pela correnteza ao tentar atravessar a cavalo um córrego em Tombos.

Ainda neste período chuvoso em 2025, outros dois óbitos ocorreram na região: um homem em Maripa de Minas e a passageira de um carro em Coronel Pacheco. Ambos foram arrastados pela força das águas.

Muita chuva em pouco tempo em Carangola

De acordo com a Defesa Civil Estadual, o idoso de 72 anos morreu soterrado, durante a madrugada de quarta-feira (8), após um deslizamento de terra atingir a residência dele no Bairro Horto Florestal. Doze pessoas foram retiradas de casas próximas por causa dos riscos de novos deslizamentos.

De acordo com a Secretária de Meio Ambiente de Carangola, Jaquelina Nunes, houve acumulados pluviométricos significativos e o rio subiu 3 metros, atingindo, principalmente moradores das áreas mais baixas da cidade.

“Em alguns pontos da cidade de Carangola foram 102 mm de chuva. Na zona rural com 45 milímetros. E com isso, em um intervalo curto de tempo, a gente teve vários pontos com muita enxurrada e alguns pontos de alagamento em locais específicos, especialmente em regiões do município, que são mais baixas, que estão mais próximos à Calha do Rio. Nesta quinta (9), o nível do Rio baixou bastante. Na noite de quarta (8), a gente chegou a atingir o estado de alerta, que são os três metros, em frente à Universidade do Estado de Minas Gerais. A situação está totalmente monitorada e a gente segue alerta”.

A Secretária de Meio Ambiente destaca que nesta quinta a cidade foi para o “estado de atenção”, pois a Defesa Civil Estadual prevê volumes de chuvas em Carangola entre 50 a 100 milímetros. No entanto, Jaquelina Nunes tranquiliza a população da cidade afirmando que não há risco de novas enchentes, pois as chuvas devem atingir pontos específicos.

Morte na zona rural de Tombos

Um homem de 30 anos morreu, na madrugada desta quinta (9), após tentar atravessar um córrego a cavalo, na zona rural de Tombos. De acordo com o Corpo de Bombeiros, os militares de Muriaé foram acionados para atender a um desaparecimento de uma pessoa na localidade conhecida por Córrego das Bananeiras,

Segundo os Bombeiros, testemunha contou que o homem de 30 anos teria tentado atravessar uma ponte de madeira na estrada vicinal do município montado a cavalo. No momento chovia forte na região, durante a tentativa, a vítima e o animal foram arrastados pela forte correnteza e sumiram em meio às águas.

Nesta quinta, as buscas foram iniciadas pelas equipes na área, o corpo foi encontrado a aproximadamente 500 metros do local do desaparecimento. O cavalo foi encontrado vivo nas proximidades.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Márcio Santos é jornalista e locutor. Como repórter, participou de várias jornadas esportivas pela Itatiaia e também tem passagens pelas rádios CBN, Globo, Solar e jornal Tribuna de Minas.
Natural de Juiz de Fora, jornalista com graduação e mestrado pela Faculdade de Comunicação da UFJF. Experiência anterior em Rádio, TV e Internet. Gosta de esporte, filmes e livros. Editora Web em Juiz de Fora desde 2023.